sábado, fevereiro 16, 2008

VER A SELECÇÃO NACIONAL EM FORNOS DE ALGODRES! O SONHO ESTÁ A 30KM...


Caros leitores, como é do conhecimento de todos a Selecção Nacional de Futebol, realizará o seu Estágio de preparação para o Campeonato da Europa de Futebol na cidade de Viseu, ficando instalada no Hotel Montebelo!

Perante tamanha proximidade ocorreu-me que talvez não fosse de todo despropositada a tentativa de termos um treino da nossa selecção em Fornos de Algodres!

São demasiado óbvias as mais valias que tal acontecimento poderia trazer para a vila, sendo a visibilidade a que estaria sujeito o concelho nesse dia a mais evidente!

Ora a meu ver, não se trata de tentar apenas por tentar...acredito sinceramente que faria sentido e que temos alguns argumentos a favor, senão vejamos:

1 - Relvado em óptimas condições para a prática desportiva (neste momento o melhor relvado do distrito da Guarda).

2 - Condições mínimas para meios de Comunicação Social (estamos a falar de um treino)!

3 - Meio envolvente único (beleza natural).

4 - Projecção social que seria dada à Associação Portuguesa de Futebol ao demonstrar preocupação com a problemática da desertificação do Interior.

5 - Boas condições físicas do estádio para receber a selecção.

6 - Oportunidade única para as crianças do Interior ver os seus ídolos.

7 - O regresso do Zé à sua casa Mãe (ADFA) - Seria lindíssimo ver um jogador que passou na ADFA equipado com a camisola da selecção nacional em pleno Estádio da ADFA.

Será certamente um sonho, um sonho que se encontra a 30km, pelo que perante tamanha proximidade acredito que valha a pena ao menos tentar. Seria algo simplesmente inesquecível para todos os fornenses e todos os beirões!

Valerá a pena sonhar? E tentar?

Cumprimentos, Alexandre Lote

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

SIMPLEX NA SAÚDE - Uma passo correcto no sentido da melhoria dos cuidados de saúde!


Que bela novidade foi dada hoje pelo Primeiro Ministro José Sócrates - O SIMPLEX NA SAÚDE!

Julgo que caso o programa venha a ser aplicado na íntegra pode ser de facto uma mais valia para todos os profissionais de saúde, sendo sobretudo um enorme progresso para todos os utentes que por esse País fora precisam de mais e melhor Saúde!

Correia de Campos, deixou o executivo certamente com a sensação de dever cumprido, uma vez que foi o ministro reformista, que abanou o sector farmacêutico, encerrou algumas Pseudo-Urgências (SAPs) que eram obviamente desnecessárias em localidades geograficamente praticamente sobrepostas, criou as unidade familiares, encerrou maternidades procurando a excelência na prestação dos cuidados nestas unidade de Saúde, enfim abanou com todo o sector da Saúde! Muitos dos que o criticam hoje serão provavelmente alguns dos seus fâs daqui a 20 anos à boa maneira portuguesa, mas isso deixemos posteriormente a história contar...

Diria portanto que foi um ministro muito bom em termos técnicos mas mau em termos políticos, ou seja na forma como (não)explicava as suas decisões, daí a sua remodelação!

Mas falando do Simplex, julgo que é demasiado óbvio aos olhos de todos as melhorias que deste programa podem surgir para todos os portugueses. Quanto são os doentes crónicos que têm dificuldade em arranjar uma receita de um medicamento que certamente terão de usar para toda a vida? Inúmeros é a resposta! Quantos eram os utentes para quem o simples facto da necessidade da marcação de uma consulta os levava a perder um dia de trabalho? Inúmeros é a resposta!

Com este programa, problemas básicos podem de facto vir a ser ultrapassados dando assim sentido à frase "Mais e Melhor Saúde", pois esse é um bem exigido por todos os portugueses!

domingo, fevereiro 03, 2008

Democracia e anonimato - Uma explicação possível!



Pois bem, chegou a altura de debatermos neste blog, quais os direitos e os deveres de todos aqueles que aparecem como anónimos!

Em primeiro lugar torna-se importante estratificar as espécies de anónimos, ou seja, existem os que são anónimos de forma a poderem ofender tudo e todos e aqueles que preferem resguardar a sua identidade opinando livremente sobre temas e a sociedade em geral!

Sinceramente, discordo de ambas as opções, sendo a segunda incomparavelmente mais gravosa.

A segunda espécie é os ditos "corajosos", ou seja, os que enfrentam o poder! São pessoas que quando se olham ao espelho vêm alguém que alimenta o seu ego atacando pessoas ou instituições, sem que consigam reconhecer em si próprios um dos mais elementares bens de qualquer ser humano: o seu NOME!

Estes são o espelho da palavra COBARDIA!

Quanto aos outros que emitem as suas opiniões de forma anónima sem ofender quem quer que seja, procurando sempre uma solução e nunca um problema, vejo-os como reflexo de um Estado Democrático recente. Diria mesmo que provavelmente Portugal é um dos Países Democráticos mais ditadores que existem por esse Mundo.

Acredito sinceramente que as gerações futuras terão felizmente a oportunidade de se expressar livremente sem necessidade de esconder a sua identidade. Os anónimos de hoje têm medo que o senhor A ou Instituição B lhes estrague a vida perante a emissão da sua livre opinião, parecendo que vivemos numa sociedade em que todos somos dependentes do poder, seja ele institucional ou pessoal.

Portugal é também ao mesmo tempo, um dos Paíse onde as pessoas menos protestam sendo que, quando o fazem, fazem-no sem critério e da pior forma. Felizmente a situação está a mudar, como o prova o novo valor que é dado ao livro de reclamações!

Estas pequenas alterações são prova de que a instrução do povo Português está a aumentar e estará próximo o dia em que este País face ao normal desenvolvimento enquanto sociedade se venha a afirmar como uma verdadeira Democracia no total sentido do termo!

Esse será o dia do fim do anonimato!

Cumprimentos, Alexandre Lote