domingo, outubro 29, 2006

A25 - DEVEMOS PAGAR UM SONHO ?


Este é um tema que está novamente na ordem da agenda mediática portuguesa. Para quem vive no interior como eu, existem alguns que defendem as SCUTs porque assim não gastam tanto dinheiro em viagens, quer sejam de serviço ou lazer, outros há que defendem a SCUT na A25 por convicção, como é o meu caso!
Normal é também a reacção daqueles que pensam nunca utilizar a A25 ao dizer que quem a utiliza deve pagar, sendo este o argumento que sustenta a lógica do utilizador pagador.
No entanto os que defendem e os que se opõem ás SCUTS devem sempre pensar que todos pertencem ao mesmo país PORTUGAL!
Analisando dados estatísticos, facilmente verificamos que a grande parte da população do litoral é proveniente do interior. Mas porque razão será que as pessoas saem de perto da sua família para irem viver para as grandes cidades, se nas cidades há mais poluição, o stress diário é muito maior, as crianças estão muito menos protegidas e o tempo de convivência com os pais é muito menor...etc? A resposta é óbvia e simples...por questões financeiras e de emprego! Pois bem muitos dos que agora contrariam a SCUT são aqueles que um dia, viveram no interior e que estando agora no litoral se esquecem que ao defenderem tal ideia, estão a defender o aumentar das assimetrias entre litoral e interior, hipotecando porventura a possibilidade das gerações futuras (filhos e netos...) de um dia terem uma vida melhor, tal e qual como aquela que eles um dia sonharam ter podido ter e não tiveram!

Sem comentários: