sábado, novembro 03, 2007

Um passo muito importante para valorizar o nosso património!


O debate que lanço para esta semana, tem como fundo a forma de valorizarmos o património que existe no nosso concelho.

Desde há algum tempo, eu e outros leitores do blog tínhamos alertado para o facto de locais de elevado interesse e beleza natural se encontrarem "esquecidos" por terras de Fornos de Algodres.

Felizmente a situação parece começar a alterar-se.

Disso mesmo é prova o 1º Encontro de Patrimónios a Valorizar, que tem como objectivo a limpeza do Castro de Santiago seguido de Magusto. Realizar-se-á no próximo dia 10 de Novembro das 14 às 18horas.

Mais do que a iniciativa, fiquei sobretudo contente por ler no comunicado no site da CMFA que esta é a primeira de algumas iniciativas de objectivo similar. Assim, talvez possamos no futuro orgulhar-nos do rico património que existe no nosso concelho. Esse orgulho poderá ser uma das alavancas para a promoção do concelho e para a expansão do turismo por estas terras.

Estando esses locais de elevado valor e beleza natural bem conservados, qual será o fornense que se esquecerá de os promover ou visitar?

Lanço aqui uma ideia que não sendo nada de novo, julgo que no final de todos estes encontros que visam a valorização do nosso património pode tornar-se importante. Essa ideia consiste na criação de um roteiro turístico (porque não visita guiada?) para conhecimento do património do nosso concelho. A publicitação da existência desse roteiro teria de ser muito bem elaborada e ser deveras criteriosa, para que pudesse gerar expectativas em todos aqueles que nos quisessem visitar.

Opinem sobre ideias que visem a valorização do nosso património!

5 comentários:

Al Cardoso disse...

A escavacao, inventariacao e divulgacao do patrimonio arqueologico, deve ser um trabalho continuo e estas campanhas de divulgaco e limpeza devem ser periodicas.
No verao passado fiquei desolado, quando servindo de cicerone a algumas familias que conheci na "Net", visitamos alguns dos sitios arqueologicos concelhios.
Num deles precisamente o Castro de S.Tiago, praticamente nao se conseguiam ver as ruinas tal era a quantidade de vegetacao!
Pelo tenho tenho que louvar a associacao "Terras de Algodres" da qual faco parte, por esta e futuras iniciativas semelhantes.

Um abraco fornoalgodrense.

Anónimo disse...

Olá a todos os leitores, em especial ao fundador deste blog (...) é com enorme agrado que li esta noticia, e agrada-me tudo o que nela foi escrita (...) como morador dessa bela localidade (Figueiró da Granja), fico extremamente contente pois aquele local é muito bonito e de elevada importancia para o nosso concelho (...) mas como conhecedor do local, não será em 4 horas que se limpa, pois há anos que ninguem toca na vegetação presente, e já podem imaginar como se encontra o local (...) espero que esta iniciativa não seja uma pequena "publicidade" (...)

Abraço pra todos

Bruno Costa

Al Cardoso disse...

Caro Alexandre:

Eu queria votar na nova sondagem, mas fiquei com muitas duvidas, primeiro porque ja existe um roteiro arqueologico, portanto teria que votar no ultimo.
Mas como esse roteiro nao deve ser so arqueologico mas envolver todas as areas do turismo; natureza, monumentos, gastronomia, ectenografia etc, etc,. Teria que votar no primeiro. se calhar vou votar nos dois!!!

Um abraco de amizade.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Amigo:
N�o tenho d�vida que esta � uma boa iniciativa. Todavia seria �ptima se houvesse um maior envolvimento da popula�o local e esta lucrasse tamb�m com tudo o que se faz na sua pr�pria terra.
O Figueiroense
JPClemenete

Anónimo disse...

A actividade no passado sábado decorreu como de pode ver em http://terrasalgodres.blogspot.com/
Há, sem dúvida, coisas a fazer pelo nosso concelho de Fornos de Algodres. Mas muitas têm sido feitas, e continuam a ser feitas.
Esta foi uma iniciativa "simbólica", mas é desejável que, no futuro, mais pessoas participem. Abraço!