sábado, dezembro 08, 2007

Cimeira UE-África - Mais uma oportunidade perdida?


Realiza-se este fim-de-semana a II Cimeira UE-África tendo como objectivo a simbiose que pode ser feita entre os dois continentes com vista ao desenvolvimento global de ambos.

Obviamente que a situação do Darfur e a violação dos direitos humanos no Zimbabué de Robert Mugabe, são temas quentes da agenda mediática internacional, pelo que serão evitados por todos os chefes de estados de forma a preservar o "normal" funcionamento da cimeira.

De facto muito há a debater, acerca das mais valias que ambos os continentes podem retirar de um bom relacionamento comercial e institucional. No entanto e apesar de todo o optimismo do nosso Primeiro-ministro, José Sócrates, sinceramente não acredito que desta cimeira (tal como em tantas outras) saiam medidas objectivas, planos de saúde/comerciais/segurança ou outros, que sejam dirigidos no sentido do desenvolvimento e melhoria das condições de vida dos cidadãos destes dois continentes. Oxalá esteja enganado, mas o que sairá desta cimeira, "a priori" não será mais do que normas orientadoras não vinculativas sobre alguns programas de desenvolvimento global que serão apresentados como inovadores, algo que mudará o Mundo, mas que afinal e infelizmente não passarão das secretárias sob a forma de um amontoado de… papéis!

Click neste link para mais informações: http://videos.sapo.pt/4NAtaFzgQiZT1l4Djv2z

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Tambem estou convencido que nada de muito positivo, sera o seguimento desta cimeira!
E eu ate sou optimista, mas estou convicto que a Africa esta muito mais virada para a Asia neste momento, isto ate e fruto de nao ter havido por parte dos antigos paises colonizadores, todos na Europa, uma verdadeira politica de cooperacao!

quintadocochel disse...

A cimeira UE-África não trouxe nada de novo. Só serviu os interesses obscuros dos políticos dos países fortes da União Europeia e dos ditadores africanos. O povo, esse, vai continuar pobre e abandonado à sua sorte!