sexta-feira, fevereiro 08, 2008

SIMPLEX NA SAÚDE - Uma passo correcto no sentido da melhoria dos cuidados de saúde!


Que bela novidade foi dada hoje pelo Primeiro Ministro José Sócrates - O SIMPLEX NA SAÚDE!

Julgo que caso o programa venha a ser aplicado na íntegra pode ser de facto uma mais valia para todos os profissionais de saúde, sendo sobretudo um enorme progresso para todos os utentes que por esse País fora precisam de mais e melhor Saúde!

Correia de Campos, deixou o executivo certamente com a sensação de dever cumprido, uma vez que foi o ministro reformista, que abanou o sector farmacêutico, encerrou algumas Pseudo-Urgências (SAPs) que eram obviamente desnecessárias em localidades geograficamente praticamente sobrepostas, criou as unidade familiares, encerrou maternidades procurando a excelência na prestação dos cuidados nestas unidade de Saúde, enfim abanou com todo o sector da Saúde! Muitos dos que o criticam hoje serão provavelmente alguns dos seus fâs daqui a 20 anos à boa maneira portuguesa, mas isso deixemos posteriormente a história contar...

Diria portanto que foi um ministro muito bom em termos técnicos mas mau em termos políticos, ou seja na forma como (não)explicava as suas decisões, daí a sua remodelação!

Mas falando do Simplex, julgo que é demasiado óbvio aos olhos de todos as melhorias que deste programa podem surgir para todos os portugueses. Quanto são os doentes crónicos que têm dificuldade em arranjar uma receita de um medicamento que certamente terão de usar para toda a vida? Inúmeros é a resposta! Quantos eram os utentes para quem o simples facto da necessidade da marcação de uma consulta os levava a perder um dia de trabalho? Inúmeros é a resposta!

Com este programa, problemas básicos podem de facto vir a ser ultrapassados dando assim sentido à frase "Mais e Melhor Saúde", pois esse é um bem exigido por todos os portugueses!

3 comentários:

quintadocochel disse...

Fico de pé atrás!
Como quase tudo neste país, a teoria é uma coisa, a prática?... Valha-nos Salazar, que Deus já não dá!!!

Al Cardoso disse...

Fico na expectativa de que se produzam os resultados que aponta!
"A ver vamos, como diz o cego"!

Um abraco dalgodrense.

Anónimo disse...

Fiquei muito agradado com a possibilidade de podermos efectuar a marcação de consultas através da Internet! Devido a "iliteracia tecnológica" do sector mais idoso da população ser bastante elevada, esta medida só deverá ter realmente impacto, na quase totalidade da população, daqui alguns anos,mas fica desde já lançada a "1ª pedra"!
Abraço.