terça-feira, maio 13, 2008

Um dia de sonho...CAMPEÕES!


Passado o turbilhão de emoções vivido por todos nós no passado Domingo, escrevo o meu último post sobre um sonho tornado realidade para todos os fornenses!

Recordo que desde o jogo do NDS, o nosso directo adversário vencia sempre a acabar e nós desesperávamos...houve momentos em que vacilei (final do jogo de Almeida) e julguei que já não seria possível! No entanto chegava a terça, quarta, quinta e sexta de feira de treino (sim é verdade treinamos quatro vezes por semana e essa foi a base do nosso sucesso) e a alegria era contagiante, o sonho renascia em cada pelada, em cada exercício e o grupo transpirava confiança...todos acreditávamos...uns mais que outros...mas ninguém deitou a toalha ao chão! Nunca na história por mim vivida deste clube vi a ADFA desistir do que quer que fosse, e não seríamos nós certamente os primeiros a não dignificar a história da ADFA. Sim porque a ADFA tem muita história...

Os adeptos que não nos viam a treinar duvidaram (era normal admito), mas a nossa ilusão era tanta que fiquei triste quando vi o Municipal de Fornos com a assistência normal neste último jogo! Entrámos para o campo com uma tarja a agradecer a todos os sócios e simpatizantes (mais do que justo, pois foram inexcedíveis para connosco), mas sempre fomos dizendo..."poucos acreditam em nós, mas nós temos de acreditar"; "vamos ser"; "no final estaremos abraçados a festejar". O sonho estava entre nós bem presente e vivo!

Cedo marcámos, mas olhando para o público demos conta do desespero que pairava no estádio...a Meda estava a ganhar...tivemos essa consciência! Arrancamos uma primeira-parte fantástica, com a cereja no topo do bolo!...que jogada colectiva fabulosa no golo do Cardoso...(2-0)! (golo idêntico http://www.youtube.com/watch?v=5Lvow3lLjz8)!

Pouco passava do golo e festejava-se novo golo no municipal...Vilanova acabava de empatar...ninguém parava sossegado...os nervos iam consumindo cada fornense dentro do estádio! Nós tentávamos abstrair-nos...era impossível!

Chegou o intervalo e confirmava-se...estávamos novamente em primeiro lugar ao intervalo tal como nas duas jornadas anteriores! Soltavam-se no balneário frases do tipo..."hoje não vão conseguir vencer a acabar", "atenção o nosso ainda não acabou", "temos de ter fé"...enfim cada um expressava a ansiedade à sua maneira tendo o mister tentado focar-nos novamente no nosso jogo e tentando tirar-nos da cabeça o jogo em Vilanova!

Era impossível...não conseguimos...na segunda parte, cada um de nós tinha um rádio na cabeça...fomos suficientemente maduros e inteligentes para nunca colocarmos em causa a nossa vitória, mas foi angustiante admito.

Saí faltavam 15/20 minutos para acabar...tinha cãimbras...estava esgotado...não tinha treinado e ao contrário do que muitos jogadores no distrital pensam o treino é a base do sucesso.

Sentado no banco pensei...tenho de ir para perto de alguém que tenha um rádio. Sentei-me ao lado do Toninho...ele estava mais nervoso do que eu...era inacreditável o que se passava no estádio...chegavam ecos de forte pressão da meda em Vilanova...cantos, livres, bolas para a área...e nós a sofrer... Não aguentei 5 minutos perto do rádio era impossível! Só queria fechar os olhos nesse momento e abri-los sabendo que era campeão...os minutos (horas) passavam...

Alguém soltou -"4 minutos de desconto em Vila Nova"

Pensei "É desta, não seria justo vencerem a acabar e tirar o título a uma equipa que andou quase sempre em primeiro"...era a FÉ!

Os adeptos não paravam...e eis que ao olhar para trás do banco, ouvi a palavra mais linda naquele momento: ACABOU!

Saltei do banco e corri na direcção de alguém muito especial para mim. Forte abraço em sinal de gratidão por tudo o que tem feito por mim e depois...OHHHHHHH CAMPEÕES OLÉ...CAMPEÕES OLÉ CAMPEÕES OLÉ CAMPEÕES OLÉ... queria festejar com todos os fornenses, um título que não era nosso exclusivamente, era tamdém deles e para eles...Festa festa festa, enorme caravana, comandada por um reboque no qual todos os jogadores estavam...foi lindo...um daqueles dias que ficará para sempre recordado na memória de todos aqueles que por ele passaram, como um dos momento mais marcantes da nosso vida desportiva!

Aproveito o momento para agradecer a todos os treinadores e dirigentes desde os meus tempos de escolinha até aos dias de hoje por me terem proporcionado este dia maravilhoso. Sem eles não o teria vivido...pelo que dedico este título a todos eles sem excepção, bem como a todos os adeptos (aos que cá estão e aos que lá estão), porque foram, são e serão eles a base deste maravilhoso clube, a ADFA!

À família, namorada e amigos mais próximos, apenas uma frase - ESTE É TÃO MEU COMO VOSSO!

Foi um título sofrido, mas merecido.

Termino o blogue com a mesma citação com que o comecei...

"Sempre que homem sonha, o mundo pula e avança como uma bola colorida nas mãos de uma criança"

Valeu a pena sonhar...

P.S: Obrigado a todos os que por aqui passaram por uma vez que fosse no blog. Tenho muito pena de suspender o blog, mas perante o facto de não conseguir neste momento fazer deste espaço, um espaço de debate dinâmico em virtude da minha situação profissional, resta-me suspendê-lo e acreditar que valeu a pena ao menos tentar pensar fornos e fazer fornos pensar a sociedade.

9 comentários:

al cardoso disse...

Parabens mais uma vez querido amigo, pela alegria que voce e o resto da equipa, deram a este Fd'Algodrense, aqui nestas longinquas terras americanas.
Ja quanto ao suspender o blogue, compreendo-o, pois tambem por vezes nao tenho o tempo que desejava para dedicar aos meus.
Mas queria pedir-lhe um favor, nao o encerre, pois por menos tempo que tenha tera provavelmente uns poucos minutos para pelo menos de quando em vez, ali colocar uma pequena ideia que seja.
Nao lhe esperamos grandes artigos, mas pelo menos uma fraze de vez em quando!

Um grande abraco, e parabens CAMPEAO.

Vivam as Terras d'Algodres
Viva a ADFA

Magno disse...

Parabens, pelo sucesso obtido!
Não suspenda o blog, este é e será sempre um meio de informação preveligiada do concelho.
Abraço,
Magno.

water_resistant disse...

Grande Post xandinho, é uma pessoa 5 estrelas, já nos conhecemos à muitos anos desde a banda, é verdade já lá vão uns anitos... :) És verdadeiro e humilde, alias tá a vista este blog e este ultimo post então tá de uma sinceridade e sentimento fantasticos... Miudo continua assim, sucesso na vida profissional e não deixes o futebol a ADFA precisa de ti e eu sei q o teu coração precisa da ADFA!


aquele abrço

Anónimo disse...

Parabéns pelo sucesso colectivo da A.D.F.A.,agora com a subida de divisão,só esperamos mais do mesmo,ou seja dignificar e levar o nome do clube e da vila a outras paragens,porque sejam quais forem os resultados serão sempre os nossos CAMPEÕES!!!
Não suspendas o blog,continua a dar noticias,ideias e opiniões nem que seja de vez em quando.

Mónica Chaves

Ultra Beirões disse...

Foi de facto um dia muito bonito para todos nós adeptos mas principalmente para vocês jogadores!
Lamentamos que não possas dar continuidade ao blog, fizeste de facto serviço publico a todos nós Fornenses! Esperamos que ainda reconsideres!
Abraço.

ruca disse...

Grande irmão esta época mostraste a verdadeira raça fornense, parabéns!!!
Viva a ADFA!!!

Anónimo disse...

Parabéns CAMPEÃO
Será uma desilusão se o blog acabar!
António Cardoso

Joana disse...

Grande CAMPEÃO este meu maninho!!!!

Beijinho...

Anónimo disse...

para quando o recomeço do teu blog? faz falta um espaço como este onde se possa discutir realmente ideias para o nosso concelho. Abraço