quarta-feira, julho 25, 2007

Circuito de Manutenção na Serra da Esgalhada - Uma obra simples, barata e de inegavel utilidade!


Caros leitores, lanço este tema enquadrando-o na sondagem existente no lado direito da página.

Já lá vão muitos anos (talvez 10, não consigo precisar) em que existia na Serra da Esgalhada um circuito de manutenção, minimamente bem organizado e que permitia a todos os habitantes do concelho desfrutar das qualidades únicas que a nossa mata nos oferece, realizando ao mesmo tempo uma das terapêuticas profilácticas mais importantes nos dias de hoje - o exercício físico! Infelizmente ocorreram actos de vandalismo, causados vá lá saber-se por quem, que levaram á completa destruição do citado circuito e desde essa altura nada foi feito para alterar a situação.

Na minha modesta opinião, seria importante esta obra na medida em que sendo uma obra barata e de simples realização, traria importantes benefícios para os habitantes do nosso concelho. Julgo que hoje, ninguém pode ficar indiferente á quantidade de pessoas que percorrem á noite as estradas de Fornos de Algodres, naquilo a que muitos chamam e bem caminhadas.

Sendo assim, e sempre enquadrando este circuito no contexto global do complexo desportivo da Serra da Esgalhada, em que incluo o ringue e o estádio municipal, talvez não fosse de colocar de parte a ideia de rentabilizar toda esta zona sobretudo nestas épocas de Verão, na qual em virtude da ausência de actividades desportivas está praticamente “abandonada”. Felizmente para nós, este ano já tivemos (via Courelas Sport Club ) as Escolas Rui Águas num acampamento de 15 dias por terras de Fornos de Algodres, numa iniciativa que ao promover a vila, acaba indirectamente por rentabilizar o espaço! São importantes mais iniciativas deste tipo, pelo que se torna imprescindível pensarmos em estratégias para rentabilizar todo aquele património que tanta importância pode vir a ter para o desenvolvimento do nosso concelho.

Compreendo perfeitamente que o grande motor de desenvolvimento da Serra da Esgalhada venha a ser o Hotel que segundo consta, estará em vias de arrancar a sua construção! Mas até lá, não seria utópico, elaborar um circuito de manutenção com qualidade, adaptável às condições físicas de cada um (elaboração de diferentes circuitos diferenciados por cores, por exemplo) que proporcionasse as melhores condições para a prática de exercício físico a todos os habitantes do concelho e quem sabe dos concelhos vizinhos…!

Apenas uma ideia em fase embrionária que gostava que todos vocês explorassem na zona de comentários e contribuíssem com novas ideias ou críticas, porque é da discussão que surge sempre a melhor solução!

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Concordo plenamente, a nossa serra da Esgalhada esta sub-aproveitada!

Ja votei ao lado e vou divulgar o meu voto, aposto muito mais no rio Mondego!

A ver vamos, mas uma iniciativa nao tira o lugar as outras.

Um abraco, tive pena de nao estar com o meu amigo!

Unknown disse...

Esclarecimento em relação à sondagem:

Atenção podem seleccionar as várias opções no mesmo voto...