sexta-feira, agosto 10, 2007

Modernização das festas de Nossa Senhora da Graça!


Caros leitores, escolhi este tema pois estão próximos aqueles quatro dias pelos quais, nós fornenses tanto anseamos, os dias da festa de N. Sra. da Graça!

Sendo evidente aos olhos de todos a contínua perda de competitividade da nossa festa face a outras festas dos concelhos vizinhos, este ano foram convidados todos os comerciantes a exporem os seus artigos gratuitamente no recinto da festa. Espero sinceramente que a adesão dos fornenses à festa seja em massa, não só pelo valor simbólico das mesmas, como também pelo facto das receitas da bilheteira e bar serem repartidas por duas instituições com tanto significado para os fornenses, Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres e Associação Desportiva de Fornos de Algodres.

Em rigor a nossa festa compete com as festas de Trancoso e de Viseu (Feira de São Mateus) no fim-de-semana em que se realiza. Trata-se portanto de uma luta desigual, devido entre outros factores, à quantidade de dias dessas festas, ao programa das citadas festas, aos avultados patrocínios que tais festas conseguem cativar, etc. Ora, para combatermos estas acentuadas desigualdades, torna-se indispensável que os fornenses nesses quatro dias compareçam naquela que é a sua festa, devendo ser um desígnio de todos os habitantes demonstrar que apesar da forte concorrência a nossa festa continua bem viva.

Tal como referi anteriormente, os comerciantes foram convidados a expor os seus artigos gratuitamente. Após este incentivo, espero que os mesmos compareçam para que, para além de poderem dignificar/publicitar um sector que atravessa uma fase complicadíssima na nossa vila, possam ao mesmo tempo por inerência, tornar o recinto da festa mais acolhedor e atraente para nós e para quem nos visita! Hoje em dia, o sucesso deste tipo de festas, está cada vez mais associado à quantidade/qualidade da oferta que o recinto oferece a quem visita a mesma, independentemente do "artista" que vai actuar, salvo raríssimas excepções! Sendo assim, oxalá este iniciativa seja aproveitada por todos para que possamos voltar a recuperar algum espaço perdido pelas festas de Nossa Sra. da Graça!

Resumindo, dias 17,18, 19 e 20 compareçamos todos nas nossas festas, porque o sucesso das mesmas está intimamente ligado ao número de pessoas que nos visitam, pelo que, se não formos nós os primeiros a comparecer e a dar a cara pela nossa festa, não esperemos que sejam cidadãos de outros concelhos a fazê-lo!

Oxalá a nossa festa seja um grande sucesso e todos aqueles que nos visitam se sintam de tal forma agradados, que marquem desde já a sua presença nas festas do ano que vem!

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Caro Alexandre:

Fico agradado com essa inovacao e faco sinceros votos que as festas da Senhora da Graca, sejam um sucesso, so tenho pena de ai nao puder estar.
Ja no que toca a data da sua realizacao, como o meu amigo refere e completamente impossivel competir com Trancoso e Viseu, por isso e que nao consigo compreender, porque razao mudaram estas festas para Agosto.
Talvez o amigo nao se recorde, mas estas festas eram realizadas no ultimo fim de semana de Setembro.
Provavelmente nessa altura nao teriam tanta concorrencia e ate podiam ser integradas nelas a festa de S.Miguel que e o feriado municipal!

Um abraco de amizade.

Al Cardoso disse...

Dei8 seguimento a este "post" com algumas ideias, veja la se concorda!!!

Um abraco falgodrense.