sexta-feira, setembro 14, 2007

Scolari - O erro pelo qual os "espertos" do costume já desesperavam!


Caros leitores começo por dizer que repudio veementemente a atitude do nosso seleccionador Luiz Filipe Scolari no final do jogo de apuramento para o Euro 2008, Portugal - Sérvia! Condeno igualmente a falta de fair play da nossa selecção quando deveria ter entregue a bola á selecção adversária, assim como a actuação da equipa de arbitragem e as atitudes de Dragutinovic!

Reconheço que a quente, também era da opinião que o Sr Scolari deveria ser demitido, perante a gravidade da situação. Sobretudo vinha-me à memória o castigo ao jogador Zequinha, que foi suspenso (e bem!) pela FPF após retirar um cartão a um árbitro em pleno jogo do Mundial de Sub-20 no Canadá. Ora em ambos os casos trata-se da imagem de Portugal que esta em questão!

Todos os que envergam as camisolas nacionais, sejam jogadores, médicos, massagistas, técnicos de equipamento, têm de ter a perfeita consciência que enquanto o fazem são representantes de toda uma nação! No momento da tentativa de agressão (sim tentativa, porque não lhe chegou a tocar) Scolari era de facto Portugal e Portugal não é aquilo!

Admito que mudei de opinião face ao sucedido devido à revolta que me causou, alguns "opinion makers" anti-Scolari (Rui Santos, Luís Sobral...) terem encontrado naquele incidente, o argumento que tão desesperadamente procuravam desde o momento em que o nosso actual seleccionador chegou a Portugal! Chegaram ao ridículo de considerar que o seleccionador deveria ser demitido não só pela atitude mas sobretudo pela qualidade do futebol da selecção nacional! De facto, o nível exibicional nestes três jogos ficou aquém das expectativas, mas não foi este o seleccionador que conseguiu que Portugal vencesse o prémio de Selecção com futebol mais atractivo no Campeonato do Mundo Alemanha 2006? Não foi com Scolari que cilindrámos Rússia e Bélgica? Por onde andavam nessas alturas estes senhores?

Outro factor que me fez reverter a minha opinião inicial foi o facto de olhar para o antes Scolari e o pós Scolari! Não existindo insubstituíveis, considero que o seleccionador mesmo cometendo alguns erros, conseguiu fazer da Selecção, não um grupo de clubes (Benfica, Sporting e Porto) mas um único clube, a Selecção de Portugal! Esse feito permite-me neste momento, olhar para o que aconteceu e perdoar-lhe um acto reflexo que aconteceu no calor da luta, onde por vezes, a emoção ultrapassa a uma velocidade vertiginosa a razão! Quem por lá anda ou andou sabe que o que isso é...

Pediu publicamente desculpas, por mim enquanto português está desculpado, mas que não se repita! Quanto a castigos oficiais poucas dúvidas: Scolari será castigo disciplinarmente pela UEFA e financeiramente pela FPF! Mais uma receita extraordinária para a "pobrezinha" FPF!

P.S: Deixo em baixo um vídeo para os que já se esqueceram do que aconteceu há pouco mais de um ano...vejam e relembrem um dos meses mais emocionantes da história da nação futebolística portuguesa!


5 comentários:

Al Cardoso disse...

Eu tambem sou daqueles que lhe perdo-o e gabo-lhe a coragem de perdir desculpa ao pais!
Ninguem e santo e o selecionador para alem de devoto a Virgem, tambem tem direito a ter fraquezas!

Realmente a memoria de muita gente e muito curta!

Um abraco amigo e f-algodrense.

Anónimo disse...

Força Scolari!
Só o condeno, por não ter mandando á conferência de imprensa o murtosa(adjunto), para ele ficar a repousar. Se ele mandasse o murtosa, e ontem desse a conferência de imprensa, hoje estavamos a aclamar o scolari!
Defendendo ou não o quaresma, um treinador tem q defender sempre os seus pupilos.
Para aqueles que tanto o criticam, se não fosse o sr scolari, hoje não estariamos tão ligados a seleção!
Ricardo Silva

Anónimo disse...

Peço desculpa, por estar a escrever 2 comentários seguidos meu amigo lote, mas só agora tive oportunidade de ver o filme, e depois do filme e de me virem as lágrimas mais uma vez aos olhos, tenho que dizer aos criticos do scolari, revivam os momentos, e vão morrer longe!
A nossa seleção é muito grande, mas graças a quem, graças a mim e aos criticos não é, é claro que é graças ao GRANDE SCOLARI!
Força Seleção
Um grande abraço de solidariedade para o mrs scolari!
Para os criticos uma frase celebre do mrs scolari"Vão apanhar .. .."
Ricardo Silva

Unknown disse...

O que me dizem se a multa que o Sr Scolari irá pagar fosse entregue por exemplo à Fundação Gil, ou a qualquer outra instituição de solidariedade?

Uma ideia a ter em conta não acham?

Anónimo disse...

Titulo adequado para o post
"SCOLARI - O ESPERTO DO COSTUME JÁ DESESPERAVA PELO TAL ERRO"

UM ABRAÇÃO

VITOR PINTO