sábado, fevereiro 17, 2007

Anorexia - Caminho vertiginoso de quem quer ser como as "estrelas" !


Infelizmente vivemos numa era onde o "negócio" da aparência impera. Quando me refiro a este "negócio" refiro-me à aparência do ponto de vistica físico e ideológica, mas neste post vou referir-me apenas á primeira.

É para mim extramamente preocupante o moderno conceito de aparência. Hoje em dia, muito por culpa dos meios de comunicação social, está instalada na sociedade, sobretudo feminina, que para ter uma carreira de sucesso a aparência física é um dos factores mais importantes a ter em conta. Assim, hoje em dia, existe a necessidade de muitas mulheres quererem tornar-se o mais parecidas possíveis com modelos, joranlistas, depoortistas, que a única coisa que têm em comum é a aparente beleza física, estando dispostas a pagar qualquer preço para se aproximarem o mais possivel das caracteristicas físicas dessas personalidades. Durante este processo de "metamorfose" a que muitas mulheres recorrem, muitas delas nem sequer dão conta que estão na maioria das vezes a destruir não só a sua beleza exterior como a beleza interior, num processo que normalmente termina com depressões, habituação inadequada a determinados comprimidos etc.

O número de mulheres, sobretudo adolescentes, que sofrem de anorexia tem aumentado significativamente em todo o mundo, pelo que convém alertar, para o facto desta doença ser muito difícil de ser ultrapassada, uma vez que exige um enorme esforço físico e psicológico por parte do doente e de todos os que o rodeiam. Assim, como em tantas outras situações, mais importante que tratar é prevenir.

Deixo apenas uma nota informativa que diz respeito ao carácter negativista que está sempre associada ás gorduras no organismo humano. Pois bem, ao nível das gorduras são armazenadas muitas substâncias que teriam efeito tóxico para o nosso organismo, pelo que a eliminação abrupta dessas gorduras conduz normalmente a reacções deletérias. Assim é de salientar, a importância de termos um Indice Massa Corporal (IMC) adequado, sendo que, no caso desse valor estar elevado, nunca devemos estar dispostos a diminuí-lo a qualquer custo á custa de soluções aparente milagrosas, mas sim através de uma dieta regulada e variada, por forma a que o valor normal do IMC seja atingido de forma razoável e sobretudo gradual!

Escrevo este post porque ainda esta semana, morreu mais uma modelo vítima de anorexia, o que comprova bem tudo o que escrevi anteriormente, ou seja:

Nunca devemos confiar em soluções fáceis e milagrosas, porque associada a elas vêm normalmente custos que jamais conseguiremos suportar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Num passado bem recente, uma mulher bela era, uma mulher bem constituída, como se dizia com tudo nos sítios, a magreza era sinal de troça, bem agora os tempos mudaram, e assim se morre. Porquê, não sei ter resposta para tão grande estupidez.
Luís Manuel Pina