segunda-feira, março 05, 2007

O fim da obrigação de fumar


A nova lei do tabaco é uma lei esperada por mim há muito tempo, uma vez que termina com a obrigatoriedade que me era imposta de fumar em determinados espaços públicos, mesmo contra a minha vontade.

A nova lei baseia-se na proibição total de fumar em espaços públicos fechados. Sinceramente sou completamente a favor pelas seguintes razões:

1- Aumenta-se assim a protecção dos não-fumadores, uma vez que aqueles que não fumam por opção ou por necessidade não devem ser prejudicados.

2- A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros, pelo que, se o outro não quer fumar, não tenho o direito de o obrigar a fumar mesmo que seja passivamente.

3- Permitir-se-á que haja mais qualidade "ambiental" nesses espaços fechados, garantindo dessa forma um melhor ambiente envolventeo que gera um espaço mais agradável.

4- Porque com a nova lei combater-se-á a principal causa de morte humana passível de ser controlada e o factor de risco associado a inúmeras e às mais nefastas patologias, o tabagismo!

Pois bem, esta Lei será certamente muito contestada, mas a verdade é que o Homem é um animal de habituação desde o momento da concepção até á morte, daí que na minha opinião, apesar da contestação inicial, a lei daqui a alguns anos será vista como uma lei benéfica para a sociedade em geral e aceite de tal forma que deixará de ser questionada.

Quando surgiu a proibição de fumar em transportes públicos, também a lei foi muito criticada, mas hoje em dia é já considerada unanimemente como uma lei justa e sem discussão possível, pelo que esse será o caminho a percorrer por esta nova lei

Daí que, julgo ser muito importante continuar a sensibilizar a sociedade portuguesa não só na luta contra o "tabagismo" activo mas também contra o "tabagismo" passivo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cumprimentos!
Pela 1ª vez deixarei um comentário neste belo e aprazível blog!
Sou fumador, mas totalmente a favor da proibição de fumar em locais publicos!
Por eu querer destruir aos poucos a minha saúde, não quero destruir a saúde dos que me rodeiam!
Quem tem o vicio de fumar que vá para a rua, saciar o prazer!
Não vai ser fácil introduzir nas pequenas mentes portuguesas, esta proibição!Mas... vamos esperar para ver!
Mas não acredite que isto vá resultar a 100%!
Abraço Fornense!

Anónimo disse...

Só tenho pena que os nossos Governantes não apliquem de imediato a Lei, principalmente em todos serviços Públicos do Estado.
Um abraço
Luis Pina