domingo, junho 03, 2007

Como dar um novo alento, um novo espírito à nossa terra

No seguimento do último post, "Teimosia de nao preservarmos o que temos de melhor!, e de um outro que data de Março, "Um paraíso esquecido em Fornos de Algodres!" decidi também dar a minha opinião para além de um simples comentário à última postagem.
Foi dito que Fornos é um paraíso esquecido... Ora, por mais amor que tenho à minha terra, tenho de ver que a nossa pequena vila não possui características únicas. Algo que a possam fazer por si só um destino para turismo, para cativar e investir. Todo o património que temos, são vulgares em muitos dos concelhos portugueses... Igrejas, pelourinhos, capelas e outros... Temos um escasso património arqueológico, que não me parece estar suficientemente divulgado como nossa herança. Não desprezando o que temos, seguem uma data de exemplos do que poderia ser feito em conjugação com a preservação e restauração do que temos. Julgo é que só isto não é suficiente para fazer de Fornos um concelho a visitar.
O mote para que possamos fazer de Fornos uma vila apetecível, é modernizar. Com isto digo, por exemplo, finalizar o hotel da serra da Esgalhada, construir um complexo de piscinas minimamente apetecível para que no Verão acolhesse todos os jovens e adultos que desejam passar uma tarde mais ... "fresca". Vejam que para isso, temos de nos deslocar a Mangualde, Gouveia, ou então contentar-nos com a pequena piscina da Quinta das Courelas. Com o hotel da Serra da Esgalhada, certamente teríamos clubes a quererem visitar-nos para as pré-temporadas, ou simplesmente portugueses que queiram passar um fim de semana no campo. Vejam o exemplo, o bom exemplo, do que foi feito com o Inatel de Vila Ruiva... Entre outras ideias, recuperar os circuitos da Serra, e aproveitá-la para outros desportos. Porque não aliar o Hotel, com circuitos para Btt, ou outros. Ou então, um simples acordo com o Esgalhada Clube TT para passeios pelas nossas freguesias, que tão belas paisagens sobre a Serra de Estrela têm. São apenas algumas ideias, que necessitam de investimento, mas que certamente saíram logradas. E a partir destas, outras novas ideias... Como ecoturismo, que tanto em voga está agora... Aproveitar o percurso do Mondego para caminhadas a beira-rio, voltar a deixar a população usufruir de canoas e/ou caiaques. Outro projecto a considerar seria apostar também no turismo rural...
É por isso que muitas vezes olho para um concelho vizinho, Gouveia, que tem em abundância actividades que tentam chamar e erguer o seu nome ao Páis... Feiras gastronómicas, Campeonato do Mundo de Salto em Snowboard. Há-que jogar com o que temos, e nós, não estamos a fazê-lo.

São só conceitos, visões de um dos filhos da terra... Julgo que a nossa autarquia podia fazer mais por nós, pela vila... Para que, para já, agarre os que tem, e quem sabe mais tarde, chame outros para visitar ou mesmo ficarem por cá.

Por isso julgo que as palavras de ordem são mais de dinamizar e modernizar... E jogar estes 2 conceitos com o que de mais precioso temos: a nossa localização, no Vale da Serra da Estrela. É caso para dizer que podemos ser inovadores por cuidar do ambiente, mas também porque ele nos pode trazer mais-valias em termos económicos.


Um abraço a todos,
hugo

4 comentários:

Unknown disse...

Grande amigo, eu no post "Um paraíso esquecido em Fornos de Algodres" estavá a fazer um alerta para as qualidades desaproveitadas no que diz respeito ao Rio Mondego!

Quanto ao desenvolvimento da vila partilho da tua opinião: é necessária modernizar e dinamizar a vila!

Agora eu acredito que é possível que é possível sairmos doburaco onde nos encontramos neste moemento. Nós jovens temos uma grande responsabilidade nesse caminho! Se refugiarmos as nossas críticas,ideias simplesmente em conversas de amigos pouco ou nada poderemos ajudar ao desenvolvimento do concelho. É preciso opinar e agir!

Em relação ao Hotel tenho infelizmente sérias dúvidas que esse projecto venha a sair do papel!

Esta vila está ávida de indústria! Esse será no futuro o nosso grande desafio...conseguir ter um parque industrial digno desse nome!



Grande abraço

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo!!! cada vez mais sinto um afastamento dos jovens da nossa terra onde m incluo!!! É necessário criar incentivos no k diz respeito a novas actividades e reaproveitamento dos recursos existentes no nosso concelho nomeadamente o rio mondego e a mata municipal!!!!
jitos carla coelho

Parabéns pelo vosso blog

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Al Cardoso disse...

Nao poderia estar mais de acordo, tenho ate colocado varias ideias, no "aquidalgodres".
Ja escrevi varias vezes que: "Para ser-mos referencia, temos que ser diferentes!" Saibamos portanto usar as nossas diferencas.

Um abraco de amizade fornense.