terça-feira, junho 19, 2007

Fornos de Algodres vira as costas à ADFA!


Mais uma assembleia e o mesmo resultado, ou seja, a não eleição dos corpos directivos do clube. Neste momento a ADFA está num impasse, numa situação de vazio directivo, uma vez que a Direcção liderada pelo Senhor Jorge Possidónio cessou hoje funções.

Estou realmente triste e desiludido com as gentes da minha terra.

Triste e desiludido porque o comodismo está instalado em Fornos de Algodres. Na assembleia do clube, estavam 13, repito 13 pessoas das quais 9 eram directores do clube, 2 jogadores, o técnico de contas e um elemento da comunicação social. Bem sei que nos últimos anos esta tem sido a realidade das assembleias do clube, mas será que as pessoas não dão conta do que estão a fazer ao clube? Será necessário recorrer a lanches ou jantares para que as pessoas compareçam às assembleias do clube? Tenho a certeza que se de facto existisse um lanche/jantar gratuito o número de sócios presentes aumentaria significativamente...mas será necessário descer tão baixo? Começo a pensar que sim...

Triste e desiludido porque são sempre os mesmos nas assembleias. Alguns dirão, isso da assembleia é para os "doidinhos", uma vez que, na opinião desses senhores que tanto ou nada fazem pela Vila, apenas deve comparecer nas Assembleias aqueles que querem ser presidentes ou directores do clube. Esta mentalidade é completamente inadequada tanto no que diz respeito aos tempos de hoje, como também no que diz respeito ao funcionamento das instituições! Os problemas e debates de ideias sobre o passado, presente e futuro da ADFA são para ser realizados na Assembleia do clube!

Triste e desiludido porque a ADFA está num vazio directivo. Isto pode significar que o fantástico trabalho efectuado na época passada, em que jovens jogadores formados maioritariamente nas escolas do clube atingiram o segundo lugar do campeonato pode estar seriamente comprometido. Sinceramente parece que os sócios não gostaram de ver jogadores formados no clube apresentarem tão boas prestações e resultados...(13 sócios na assembleia!!!!)

Triste e desiludido por apenas ter surgido uma proposta na Assembleia, lançada pelo sócio Nelson Almeida, em que o mesmo se propunha a presidir a uma Comissão Administrativa única e exclusivamente direccionada ás camadas jovens do clube até que surgisse uma direcção do clube. A proposta foi rejeitada pelo Presidente da mesma, alegando o Senhor Prof. António José Elvas Rocha que a mesma não estava de acordo com o estatutos do clube, e que existiria o perigo de se fraccionar o clube. Terminou dizendo que apenas aceitaria uma comissão administrativa que assumisse a totalidade do clube, sendo posteriormente da responsabilidade da comissão o fim ou continuação do futebol sénior na ADFA.

Triste e desiludido porque Fornos vive momentos de crise, não só relacionados com o abandono por parte do Estado do Interior, mas sobretudo porque passamos por uma crise de identidade e cultural. As pessoas fingem que está tudo bem, assobiam para o lado, falam baixinho, e enquanto isto acontece, encerra a banda, a fanfarra, a ADFA está numa situação de vazio directivo, a Rádio Imagem luta pela sobrevivência...pelo que a união de toda a população na defesa das suas causas nunca foi tão importante como nos dias de hoje!

Termino deixando um repto aos leitores, para que adiram ao desafio lançado na imagem e comentem alguns dos pontos que proponho a debate.

51 comentários:

Al Cardoso disse...

Triste estou muito triste, e mais nao digo!!!

Um abraco a todos os fornenses, que ainda lutam pela nossa terra, para os outros nem sei que lhes diga!

Anónimo disse...

Um excelnte post que retrata na íntegra o que se passa no nosso concelho!
Por razões profissionais, não me foi possivel ir á assembleia geral de ontem,com muita pena minha!(se tivesse iso, como na anterior, iria igualar o numero de presenças na assembleia passada).
Mas falando do momento da minha ADFA, é com enorme desilusão que me deparo com o vazio directivo, é com trsiteza que vejo o abandono das gentes fornenses para com a nossa desportiva, é com raiva que sinto que os criticos só aparecem para xamar de chulos aos jogadores, porque alguns deles já se comprometeram ou não com outros clubes!
Neste clube já fiz de tudo, desde jogador a treinador, desde director a adepto ferveroso(que sempre acompanhava o fornos nas suas deslocações).E por momentos dou comigo a pensar, será que o meu verdadeiro clube do coração vai fechar as portas!
Será que vale a pena termos futebol em fornos de algodres?
O que o povo quer é ir para os foruns, para os retails parks, etc etc,!Ajudar o clube da terra, isso é para os doidos que gostam de futebol!-Penso que este é de momento o pensamento das gentes de fornos de algodres!
Conforme disseo carissimo fornense al cardoso"Um abraco a todos os fornenses, que ainda lutam pela nossa terra, para os outros nem sei que lhes diga!"
Eu considero-me integrante na 1ª parte da frase por isso um abraço para todos os fornenses que sentem a ADFA
Abraço

Ultra Beirões disse...

Grande atitude!
É nos momentos mais dificeis que se devem procurar outras suloções para os problemas e não baixar os braços.
Voltarei mais tarde para comentar.
Abraço

Anónimo disse...

mais 1vex nd feito...kal vai ser o futuro d ADFA???pergunto eu s algem m puder responder agradecia...abraxo

Anónimo disse...

Grande Buffon, se eu soubesse respondia te amigo, também coloco essa pergunta a muita gente em fornos de algodres, mas tal como eu ninguem sabe!
Já agora deixo uma palavra de apreço a todo o grupo de trabalho da época passado, que pelo que sei, tanto tem aguardo pela definição do futuro da nossa desportiva!
Grande Abraço para todos eles!Em especial para o lote, que tem lutado para que a situação se resolva !

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Anónimo disse...

O desinteresse dos associados da ADFA, pensei que se encontraria uma solução, pelos vistos, agora depois desta Direcção ter deixado o Clube numa situação tão boa, conforme as contas que tive o cuidado de ver em montras de Fornos de Algodres, não haja alguém com coragem de assumir tais funções, será que nem alguns ilustres que correm para importantes cargos serão capazes de trabalharem em prol do desporto em Fornos? ou dará muito trabalho a esses senhores fazerem contas dos gastos agora em que o dinheiro é pouco? porque têm medo, porque só querem ter e ser em outros títulos tais, e por outras paragens mais lucrativas tais como...porque aí á dinheiro, aí sãos ditos senhores para lhes tirarem o chapéu, não é verdade.São esses senhores que se encontram a destruir tudo o que de bom havia em Fornos de Algodres que pena existir esse tipo de gente.

Unknown disse...

deixem-me só fazer um pedido...nao se esquecam de assinar os comentarios...

Anónimo disse...

Começou por ser um aritgo para discussão da desportiva de fornos de algodres, mas parece que ja há gente que através do futebol quer chegar a outros pontos de discussão!
Vamos sim discutir sobre o post excelente que o xande aqui colocou!
O momento diz respeito á nossa ADFA, e a nossa ADFA não tem culpa de filiacões politicas nem coisas do género!

Unknown disse...

Gostava sinceramente que todos divulgassemos ao máximo esta iniciativa tentando fazer chegá-la ao máximo de fornenses, para que o debate seja mais amplo e as opiniões mais ricas!

Peço mais uma vez que não enviem comentarios anónimos, bastando para tal assinar o comentario no fim da escrita do mesmo...

Abraço e pode ser que daqui surja algo de interessante!

Anónimo disse...

Nunca pensei que isto viesse a acontecer... infelizmente nao pude estar nas assembleias realizadas, pk estudo fora e nesta altura de exames n é facil... mas concordo com o lote qd diz que há pessoas que pensam que a estas reunioes só vai quem se quer canditar... é pena numa vila como ainda haver quem pense assim! Pra além de socio da ADFA, ja pertenci às camadas jovens e estava quase sempre no estadio para apoiar a nossa adfa, claro que não teria condiçoes para assumir a liderança, ainda é cedo, mas faria parte, com todo o gosto, de um grupo coeso para trabalhar e manter a nossa desportiva no lugar que ela merece! No meu entender há demasiado orgulho por parte de certas pessoas, qd dizem que, se fulano e cicrano têm "tachos" eles que vão pra lá... por amor de deus n vamos misturar alhos com bogalhos! ponham esse orgulho de lado e assumam as coisas! sim pk em fornos há muitas pessoas com o perfil indicado e com competencia para liderar a adfa!

Anónimo disse...

É PENA Q tal esteja a acontecer, r pois ,para todos os efeitos é o clube da terra. será q ninguem tem coragem para assumir,onde tao as pessoas q dizem q o futebol é importante ,nao será só criticar deem a cara e toca a trabalhar e que surja alguem q lidere a desportiva pois faz falta ao distrito.

Unknown disse...

Hoje quinta feira há Assembleia de Camara que pode ser importante. Sei que se vai falar da ADFA! se alguem depois tiver novidades comunique.

Cumprimentos...

Anónimo disse...

espero k hj exista alhuma novidd boa na reuniao...pois tams tds sansiosos para ixo akontexa...abrtaxo a tds especialment ao xandinho k tem lutado kontra td e kontra tds..

Trilhos e Montes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trilhos e Montes disse...

Boas Tardes Xandinho, era bom que as suas ideias levassem as pessoas a pensar bem melhor, pois é pena que se deixe cair a ADFA, sabemos que em Fornos existe Pessoas com muito valor para que não se deixe cair este clube.
Esperamos todos que assim seja muito em breve haja novidades e boas.
Um abraço
Luís Pina

Debaixo do Bulcão disse...

Olá!
Não sobre este seu artigo, mas sobre o comentário que deixou no meu blog, ainda sobre uma "piada" que fiz na altura do referendo à IVG (ou pouco depois disso):

Tem razão. Eu excedi-me um pouco no comentário ao seu comentário.
Às vezes acontece... Não é por mal.


Cumprimentos,

António Vitorino

martins disse...

Caro Lote, nem fazia ideia que tinhas um blog, senão já tinha mandado uns comentários mais cedo...Relativamente à situação da ADFA, deixa-me muito triste, mas nada admirado ou espantado. No passado, foram muitas as situações em que o cenário eram semelhante ao actual, mas sempre foi encontrada uma solução (má ou boa, isso é outra conversa). Este ano, repete-se a indefinição e com o passar do tempo,o medo da ansiedade está a dar lugar à ansiedade do medo do que pode (provavelmente) acontecer. Não é um sinal de que Fornos ou a ADFA está mal, é Fornos e a ADFA a acompanhar o país... Mas o que digo não é novidade. Que soluções então? Desconheço que tipo de apoios existem (leia-se disponibilidade e capacidade de ajuda por parte da câmara)e saber à partida que existem apoios que suportem os custos de uma época, ajuda muito no chegar à frente e assumir responsabilidade. Mas termino dizendo que acredito (tenho quse a certeza...) que a ADFA vai sair deste impasse e a época 2007/08 em seniores será uma realidade. Mas também acredito que na ausência de um projecto bem sustentado, voltaremos a esta discussão no defeso da época 2008/09... Abraço Lote e boa sorte para os exames

Magno disse...

Posso lhe dar uma sugestão!
Porque não o meu caro amigo se candidatar à liderança do clube!
O que esta terra precisa é dinamismo e juventude activa!
Teria uma boa opurtunidade de mostrar à terra o amor que tem por esta!
Pelo que tem escrito a respeito deste assunto tem demonstrado garra e dinâmica que o concelho precisa e merece tendo em conta a historia do concelho!
Com o maior apreço Magno!

Unknown disse...

Caro Magno, compreendo a sua ideia, no entanto julgo que aos 23 anos, numa altura crucial da minha vida académica (estou no 5º ano de ciências farmacêuticas)e sobretudo numa altura em que a minha vontade de continuar a jogar futebol (de preferência na ADFA)é imensa não tem cabimento essa possibilidade.

No entanto agradeço a sua ideia...mas há gente com muita capacidade para liderar a ADFA!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caro Alexandre, antes de mais, parabéns pelo blog. Não te conhecia estes dotes jornalísticos. Lamento não ter já feito outos comentários noutras ocasiões mas o tempo é um ditador e não o permitiu.
Quanto à situação da ADFA, concordo com a generalidade das opiniões que referes no post. Aliás, parece-me que este estado de coisas não se limita à ADFA. Todo o movimento associativo está em crise, não só em Fornos, mas um pouco por todo o país, com especial (e natural) incidência nos meios do interior. A título de exemplo, basta atentar naquilo que era a Associação de Estudantes "no nosso tempo" e aquilo que tem sido nos últimos anos...
Lamentavelmente, há cada vez mais, espaço para o individualismo em detrimento do apego para com a causa pública.
Honestamente, gostaria de trazer aqui um rol infinito de sugestões para salvaguarda do futuro da ADFA, mas a única que me ocorre é sugerir a ti próprio que lideres uma candidatura aos órgãos socias da ADFA. Quer-me parecer que reunes todas as condições para o fazer. Pelo menos reunes a mais importante: gostares da ADFA mais do que ninguém.
Só para terminar, a propósito do teu comentário quanto à Assembleia Municipal, infelizmente não pude estar presente e, ao que sei, o tema não foi muito aflorado. Mas parece-me que não se pode estar à espera que seja a Câmara Municipal a solucionar este problema. Os sócios da ADFA é que têm essa responsabilidade. Creio que a Câmara sempre ajudou a ADFA (mais do que a generalidade das Câmaras fazem com as suas colectividades) e continuará a fazê-lo na medida das suas possibilidades...
Tenho esperança de que este impasse se resolva mais uma vez a bem da ADFA.
Um abraço.
Hugo Miranda

Anónimo disse...

Grande Amigo:
Tinha que dizer alguma coisa, ácerca do problema ADFA, pela ligação que tive e tenho ao Clube e pelo respeito, admiração e amizade que me mereces. Não aparecer no Estádio há algum tempo não significa como julgo saberes ter deixado de gostar da modalidade e muito menos dos praticantes, tendo-me, alguns desses praticantes, proporcionado grandes momentos de alegria e sã camaradagem, que só alguns hoje infelizmente lembrámos. Verdade?
Comungo da ideia de Martins e do nosso comum amigo Hugo Miranda a quem cumprimento e envio um abração.Não podemos como é óbvio esperar que sêja a Autarquia a resolver ano após ano estes problemas. Estou no entanto convicto que alguém se chegará á frente e o futebol não fechará as portas este ano, mas vamos ter sempre este problema.Não poderá é ser um qualquer a ter nas mãos os destinos deste Clube. Falaríamos durante horas a fio da ADFA e da nossa relação com ela.
Um abraço para ti e para quem me ler.
Vitor Pinto

Anónimo disse...

CARO AMIGO,encaro este problema com alguma tristeza,pois a esta altura poderiamos tar adiscutir aqui já os novos reforços e o novo plantel,ainda tamos a tentar encontrar direcçao,falo agora na qualidade de fornense,pois é um clube onde passei alguns anose nao pode parar,pois a crise e o comudismo é grande ,mastá na hora de alguem assumir o leme da desportiva,e senao se encontrar alguem com coragem de ser presidente ,há q partir para uma comissao administrativa,pois é urgente avançar,tiveste uma grande iniciativa,pois ha q mobilizar massas e ver agora quem verdadeiramente sente este clube com alma e coraçao. vamos lá rapaziada toca a unir esforços e maos há obra.aproveito para deixar aqui uma novidade ,convido todos a vir assistir ao jogo em q vamos ter uma equipa da liga bwin a NAVAL a jogar no estadio de fornos frente a uma equipa q ta a ser construida por a larga maioria de jogadores q passaram no fornos,no dia 10 de julho as 18 horas.
a ADFA tem de continuar.

um abraço
ANTÓNIO PACHECO

Unknown disse...

Antes de mais devo agradecer a todos os comentarios feitos sobre o futuro da ADFA! No entanto como juglo que não está tudo dito...o tema ficará presente mais uma semana esperando eu que mais gente participe sobretudo os meus colegas de equipe do ano passao.

Faço também um pequeno comentario ao que o Hugo Miranda e o Grande Mister Victor Pinto (Treinador com mais títulos no futebol juvenil da ADFA)escreveram sobre o facto de não ser da Câmara a responsabilidade de resolução da crise directiva! Não podia estar mais de acordo, no entato esse hábito está instalado e sendo o homem um animal de habituação que muito custa a desabituar...julgo sinceramente que a solução passará novamente (infelizmente) por aí!

1 abraço e lanço novamente o apelo sobretudo aos jogadores do ano passado que deixem a sua opinião, já que sei que têm acompanhado os comentarios e que também estão muito interessados na resolução desta crise.

Cumprimentos, Alexandre Lote

Anónimo disse...

Para além destes pontos gostaria de acrescentar mais um:
O que é que prende ou atrai as pessoas á vossa terra? Tenho ai familiares, e sempre que lá vou, por exemplo a um Domingo, o único devertimento que encontro é dentro de cafés e bares. Desculpem que vos diga, mas culturalmente, Fornos MORREU! Mas a inércia continua, unicamnete quebrada pela pelas semanas de campanhas eleitorais!

martins disse...

Este comentário não é mais que uma resposta à questão (que julgo não ser retórica...) do Sr. José M.. Imagine o senhor que a terra onde cresceu está a passar por uma fase má, comum a muitas outras terras por esse país fora. A terra onde o senhor se fez homem, a terra que o definiu como pessoa, no bom e no mau; a terra onde passou melhores e piores momentos, mas todos inesqueciveis; a terra que lhe deu as maiores amizades, as maiores alegrias e grande parte das mais importantes experiências; a terra que sempre chamou de "minha terra" e sempre o disse com todo o orgulho e convicção; a terra onde a pessoa mais desconhecida lhe deixa saudade quando está longe.É isto que nos prende e atrai em Fornos, a única terra que chamamos de nossa. Gostaria o senhor de alguém escrever que a sua terra morreu? Que legitimidade tem para enunciar tal comentário quando admite que só aparece aos domingos e para ir café? Fornos está mal, está, sem dúvida, mas está vivo e este blog prova-o. E é necessária ajuda mas apenas de quem relamente quer ajudar. Se o senhor não pretende ajudar, concentre-se na sua terra, pois perante o cenário geral, ninguém está isento... Assino Vulgo Zi

Anónimo disse...

Grande resposta que deu o zi, a um dos muitos que deverá ter abandonado a nossa querida terra!
É certo que a nossa terra nunca foi nem será um "el dorado", mas é a nossa terra, é a terra que adoro apesar de não ter nascido em fornos de algodres(era a unica coisa na minha vida que se pudesse alterava, não gosto de ver no meu bi.naturalidade lisboa. , mas vo ter que levar com isso até ao fim da minha vida)!
Abraço Fornense
Maravilhas

Unknown disse...

Grande comentario Mara e ZI(é verdade, Zi tu és colaborador...quando quiseres fazer um post estas a vontade)!

Penso que nos vossos comentarios está bem expresso é que é o sentimento de quem por esta terra cresceu e se tornou homem!

Se não formos nós a acreditar/trabalhar para tentarmos retirar a nossa querida terra dos problemas em que se encontra quem o fará?

No entanto, julgo ter existido uma má interpretação do comentário do senhor jose m. quando ele diz que fornos morreu! Obviamente, as palavras foram infelizes, no entanto, ele referia-se a fornos ter morrido culturalmente! Não digo que tenha morrido, mas em termos de cultura, de facto a nossa querida terra vive uma gravíssima crise...

O pior é que nós fornenses nos queixamos de que não há cultura, mas depois deixamos fechar o cinema(fechou por falta de adesão dos fornenses)e sempre que há um espectáculo cultural a adesao dos fornenses é sempre diminuta. Penso mesmo, que tirando o Futebol (que para mim sendo arte, também é cultura) nós fornenses temos sido os principais responsáveis pela inexistência de actividades/espectáculos culturais no nosso concelho! À atenção de todos nós...

Abraço, Alexandre Lote

Anónimo disse...

Considero que de facto a palavras forma mal esolhidas, por isso peço desculpa. Não era pretensão minha ofender ninguém até porque os meu sentimentos em relação a Fornos não andarão muito longe dos vossos.
Abraço

Al Cardoso disse...

Nao sei de quem e a culpa, (de todos nos provavelmente!) mas e deprimente ver-mos desaparecer a Banda, a Fanfarra os varios grupos folcloricos, ver encerrar o novel Cine teatro, e agora nao aparecer ninguem para dirigir a nossa Associacao Desportiva.
Eu que normalmente vejo sempre o copo meio cheio, quero pensar que e uma faze passageira e que brevemente vou voltar a ver renascer todas estas coisas e ate outras mais.
Temos que ver (e eu vejo) que tudo isto acontece, pelo facto de nao havendo trabalhos nos temos que deslocar-nos para onde os ha, ora nao havendo gente tende-se a acabar as actividades culturais e nao so.
Sao necessarias novas dinamicas para a fixacao da nossa gente, e ate para o retorno de forneneses dispersos, sem isso provavelmente iremos continuar a regredir.
Ja apresentei varios exemplos e ideias, alguns deles ate nem sao dispendiosos.
So tenho pena de nao ter nem idade nem condicoes, para contribuir mais para o engrandecimento destas terras queridas.

Anónimo disse...

Boas tardes a todos. É com imensa pena k vejo a situação da ADFA....Estive 8 anos na ADFA e aprendi a gostar e admirar a ADFA pelo seu carisma e respeito pelos jogadores e principalmente pelo apoio k sempre me deram. Deixei muitos amigos e vão sempre estar no meu pensamento e sem estar a mencionar todos os nomes não posso deixar um grande abraço ao Ricardo Maravilhas, Lote e Bruno Costa. Penso k deixei uma porta aberta para o futuro ingresso na ADFA mas com este impasse directivo tive de resolver o meu futuro noutro clube.
Desejo do fundo do coração k esta situação se resolva o mais rapidamente possivel e não deixem ADFA morrer pk é de longe o melhor clube distrital. Um abraço Nuno Rebelo

Anónimo disse...

Grandes palavras sentidas de um jogador, que sei e senti, tornou-se fornense, devido á nossa desportiva!
O grande Rebelo era daqueles que sentia a camisola,que ficava triste e desanimado quando a nossa desportiva não ganhava, daqueles que queriam ajudar sempre a alcançar a vitória!
É com enorme tristeza que vejo o nosso "velhote", vestir outra camisola, mas é ao futuro dele que está em jogo!
A qualidade futebolistica do rebelo, quase toda a gente a sabe, mas o rebelo tem uma qualidade ainda melhor, que é a qualidade humana, um verdadeiro homem do grupo!
Ao Rebelo o meu muito obrigado, pelo que me ensinou ao longo deste três anos!
Abraços para todos os fornenses!
Ricardo Maravilhas

Unknown disse...

Pois é começa a ficar mesmo impossivel para os jogadores aguentarem a situação...por muito que queiram é extremamente complicado. Volto a referir que é urgentítissimo encontrar uma solução, até porque sei que mais jogadores têm propostas e têm de dar respostas nos próximos dias...

Deixo ainda outro motivo para a urgência de ser encontrada uma solução para a ADFA:

Ao longo dos anos a ADFA nas festas de Nossa Senhora da Graça tem ficado com o direito de exploração dos bares/restaurante na praça, tendo inclusivé no ano passado direito às receitas de bilheteira, sendo que os lucros foram dividos pela ADFA e pelos Bombeiros de Fornos de Algodres. Assim, como é sabido de todos, há muitas instituições que passam por dificuldades no concelho e sei que já existem propostas por parte dessas associações que visam a exploração do Bar/Restaurante e Bilheteira! Se não for encontrada rapidamente uma solução perder-se-á certamente essa tão importante fonte de receita sem a qual julgo ser extremamente dificil fazer um trabalho que dignifique o concelho e a ADFA!

Quanto ao Rebelo, o que dizer...perde-se um símbolo do clube (já são 2, com o Peritz)! Ambos apresentam qualidades futebolísticas que nem vale a pena fazer grandes comentarios...são fantásticos cada um á sua maneira...e quanto ao resto, a melhor coisa que lhes posso dizer é que certamente que por muitos jogadores novos que venham (se é que vai existir futebol) aquele balneário ficará bem mais vazio sem a vossa presença!

Obrigado por todos os momentos de alegria, convívio, tristeza...basicamente partilhámos emoções de forma verdadeira tendo como base uma grande amizade e espírito de grupo que tão bem está enraizado naquela casa, a ADFA!

Oxalá seja encontrada uma solução rapidamente não só para o bem dos jogadores mas sobretudo para o bem da ADFA e de Fornos de Algodres!

Abraço, Alexandre Lote

Anónimo disse...

É com enorme tristeza, que irei abandonar o clube que me viu crescer, o clube que tantas alegrias me deu.
Irei abandonar o clube, não por razões financeiras, nem tão pouco por ter deixado de admirar o meu clube, mas sim porque me foi feita uma proposta para um projecto aliciante numa equipa de 2ª divisão distrital!
Com esta saida, não vou querer de deixar ajudar a minha desportiva, não vou deixar de pensar no futuro desta, nao vou deixar de sofrer e lutar pelo melhor clube do distrito da guarda!
Mas perante os factos que o clube me apresentou , tinha que aceitar a proposta, ainda para mais sendo a minha 1ª aventura como treinador principal numa equipa sénior!
A todos os que tive o prazer de trabalhar na ADFA, o meu muito obrigado, ficarei eternamente grato pelos momentos que passamos, tantas alegrias que passamos juntos, recordo-me por exemplo da subida á III Divisão Nacional.Como em tudo na vida também houve momentos menos bons, a descida aos distritais, um momento triste que me levou a derramar algumas lágrimas de tristeza!
Saio deste clube(espero voltar um dia!),com o sentimento de divida, pois a minha Adfa, educou-me para a vida!
Abraço Fornese
Ricardo Silva-Maravilhas

Unknown disse...

Pois é grande Ricardo, mais um a ter de decidir o seu futuro...

Só te quero desejar as maiores felicidades neste teu novo desafio como técnico principal!

Lá teremos para o ano de torcer por uma equipa de joga com equipamento verde e branco,mas pronto...BOA SORTE!

Bruno Costa disse...

Olá a todos (...) já faz algum tempo que nao passo pelo exelente blog do amigo Lote, mas a minha vida anda a 200Km/h e fica dificil passar por cá. Fiquei a saber agora, que mais dois grandes homens (com H grande)vao sair da nossa Desporiva, é com muita pena minha pois foi com eles que passamos bons e maus momentos, mas sao muitos mais os bons momentos do que os maus. Quero agradecer as palavras do Rebelo, e desejar lhe as maiores felicidades no seu novo clube, que tudo te corra MUITO BEM, pois mereces (...) Força Amigo (...) Quanto ao Amigo Maravilhas, desejo lhe um ano cheio de glorias e de muitos sucessos (...) Mister espero que nao ganhe ao meu Figueiro :O)

Quanto à situaçao da ADFA, certamente se resolverá, tenho confiança (...)

Um abraço para todos vós, do amigo BRUNO COSTA

Anónimo disse...

Abraço ao Martins que citei na ninha intervenção, como referência. Só agora te conheci e a proximidade de opiniões deve-se concertêza a outras proximidades das quais muito me orgulho. Ouvi hoje com tristeza e algum constrangimento que deveriam ser alguns pais de alguns atletas a tomar a iniciativa de manter o clube.
Más linguas e alguma provocação no sentido de fazer avançar alguem que ficaria sempre ligado ao "tacho para
o filho". A referência que foi feita a Vitor Pinto "treinador com mais titulos no Futebol juvenil", não é a que mais me agrada. Ficaria muito mais satisfeito se a referência fosse "aquele que nada percebendo conseguiu um grande grupo de amigos aos quais ainda hoje se sente muito ligado". Isto sim. Foram Campeões de Iniciados, Juvenis, Juniores, mantiveram-se no Nacional de Juniores. Quem se lembra hoje e volvidos que são 4 épocas desses feitos que vocês conseguiram? A selecção Distrital de sub 14 tinha sete elementos da ADFA, Inácio, Daniel, Hugo, Ricardo Zi,João Pedro, Tó-Zé e Bosingwa, tudo foi esquecido. Para quando uma fornada assim? E a educação que havia naqueles rapazes... seguidos posteriormente por Lote, Bruno Costa, Rui Pedro, Rui Miguel "O Tedy". Orgulho-me de vós. A todos aqueles que me aturaram durante 9 anos um grande abraço e se vos consegui ensinar alguma coisa, Futebol não concertêza,fico muito contente.
Momentos de alguma emoçao
Abraços
Vitor Pinto

Unknown disse...

Grande mister que grande comentario! Mister só me referi a si como o treinador com mais títulos de sempre nas camdas jovens da ADFA, tão e somente por ser a verdade´, por muito que possa "custar" ao mister.

Que saudades daqueles tempos...em que éramos movidos sobretudo pela amizade que existia e que tão bem foi cultivada por nós!

A maioria daqueles a quem posso tratar como verdadeiros amigos...estiveram lá e o mister foi o grande responsavel pela construção desses laços de amizade que ainda hoje perduram no tempo!

Por mim futebolisticamente teria ficado sempre com 17 anos com o mister a treinar-me juntamente com o Dani,Zi, Inácio, Hugo, Bruno Costa, Rui Pedro...etc (não levem a mal se me esqueci de alguém...)mas infelizmente isso não é possível...

Durante 9 anos o mister não foi somente Pai e treinador do Daniel, foi também treinador e Pai de todos aqueles que consigo convivemos!

Oxalá um dia o mister volte para a ADFA porque aquela é também a sua casa...

Quanto a esses comentários sobre o facto dos pais de alguns jogadores deverem assumir os destinos do clube, tenho quase a cereza que o nome do meu pai e o meu seriam um dos alvos de tais pessoas...

Fico magoado, muito magoado com isso, porque só aqueles que conviveram comigo ao longo destes 5 anos na faculdade sabem os sacrificios que tive de fazer para poder representar o clube!

Como diria um grande amigo meu...(Pedro Falcão): "Todos podem dizer que gostam tanto do fornos como eu, mas ninguém pode dizer que gosta mais do que eu!" (Pedro desculpa a citação!

Termino dizendo que me atormenta o facto de existirem pessoas que possam pensar assim em Fornos,pelo que existindo ou não futebol em Fornos, a minha continuidade (caso fosse pretendida pela direcção que possa vir a aparecer no clube) está seriamente posta em causa, porque jamais quero ser visto como alguém que se serve da ADFA quando o meu objectivo é pura e simplesmente servir a ADFA!

Abraço a todos!

Anónimo disse...

Quero em primeiro agradecer as palavras de incentivo do lote e do bruno!
Obrigado pelo apoio demonstrado!
Em relação ao grande mister vitor pinto, muito do que farei no penaverde, vai ter o seu dom, pois foi dos treinadores com quem mais aprendi,não só a nivel tactico e técnico, mas essencialmente a nivel das relações humanas!O meu obrigado pelos anos maravilhosos que tive o privilégio de ser treinado pelo sr. Victor!
Abraço
Ricardo Maravilhas

Anónimo disse...

Olá, Caro Amigo Lote....
Os meus cumprimentos a todos aqueles que têm deixado o seu comentário neste magnífico blog.
Quanto à razão pela qual estou a deixar a minha opinião neste blog, é pelo simples facto de me sentir imensamente triste por a ADFA se encontrar em tal situação.
Confesso que não estava a par desta situação actual, (mas o passado diz-me que isto poderia vir a acontecer com muita pena minha...)até ao dia em que recebi uma mensagem do meu amigo Lote, a pedir o meu comentário. Desculpa o atraso!!;) mas o tempo não me o permite...
Apesar de estar triste, o que mais me faz lembrar a ADFA não são estes últimos 4 a 5 anos, mas sim os que foram vividos ,agora citando o GRANDE AMIGO Sr. VITOR: por mim (Hugo Gonçalves), Lote, Bruno Costa, Daniel Pinto, Ricardo, Inácio, João Pedro, Bosingwa, Rui Pedro, To-zé, isto sim era um grande grupoque primava não só pelo bom futebol que praticávamos (por isso se vêm todos os nossos títulos!), mas sobretudo pela verdadeira amizade que nos unia!
Esses anos de camadas jovens foram sem dúvida alguma os meu melhores momentos desportivos, porque dentro do grupo de atletas, existia um grande treinador Sr. Vitor, um grande treinador Adjunto e trainador de Guada-Redes Sr. Jorge Inácio, o Nelo (que foi sem dúvida um grande comanheiro e que aturou e muito as nossas loucuras) e claro que não podia esquecer (que não é por ser meu pai) o grande dirigente que as camadas jovens tiveram Sr. Manuel Gonçalves. Isto sim era uma verdadeira família! Peço desde já desculpa a todos aqueles que me esqueci de enunciar.
Por isso fazendo das palavras do sr. Vitor minhas, e porque não ou para quando novamente esta família se voltar a reunir e dar grandes alegris a todos os fornenses, que sentiam orgulho nestes jovens! Mas NUNCA esquecendo que náo fomos nós que saimos da ADFA, mas sim o facto de nãonos quererem lá e de talvez acharam que não fossemos uteis, e que os bons eram os de fora.
Deixo aqui um grande abraço a todos os meus AMIGOS!
Parabéns pelo blog Xandinho (permite-me utilizar este termo).
Um abraço e até qualquer dia.

Assinado
Hugo Gonçalves
Viva a ADFA!

Anónimo disse...

ola a tds,kero apenas desejar as maiores felicidades aos «2velhos» da ADFA..PERITZ e REBELO...boa sorte para os 2

Anónimo disse...

Mais dois jogadores que sairam,o Pedro Ferreira e o Cláudio,ambos para o Manteigas...que equipa ´´e que vão arranjar?

Anónimo disse...

Vamos escrever sem medo mas com educação, a suposta pessoa que o "Fornense Vivo" se refere é ao Prof. António Rocha, e para mim o único capaz de resolver esta situação. Também se serve Fornos sendo presidente da ADFA! (Entretém-te filho, entretém-te)

Unknown disse...

Desculpem, mas as regras são para serem cumpridas, assim dou um prazo de 24 horas para que assinem os comentarios com os vossos nomes.

Abraço e desculpem, mas regras são regras!

Anónimo disse...

Ao fornense amigo e ao ex-atleta...
Onde estão ? Quem são ?...

Na verdade ninguém os conhece,pois quem lança calúnias e não mostra a cara é pessoa pouco credível .
Não preciso de usar óculos escuros para esconder quem sou.
O meu passado como atleta orgulha-me e como cidadão todo o concelho e NÃO SÓ O CONHECE...
Lanço um repto a estes senhores,SEXTA-FEIRA DIA 13/7/07
pelas 21H30M apareçam, pois é lá o lugar certo para debater estas questões!TODOS PELA ADFA


António Rocha

Unknown disse...

Caros visitantes, como podem reparar foram eliminados alguns comentários. Tal facto deveu-se pura e simplemente ao facto de neles constarem acusações, que sendo obviamente legítimas não posso permitir que surjam vindas do anonimato. Sempre que essas críticas surjam devidamente identifcadas elas ficarão obviamente registadas no meu blog, caso aparecem nestes moldes do anonimato serão obviamente eliminadas!

Peço aos visados que compreendam, mas estas são regras de funcionamento deste blog, definidas por mim (autor do blog) e alguns colaboradores, sendo eu responsável pela aplicação das mesmas.

Fica novamente aberta a zona de comentários sem qualquer moderação, na esperança que todos aceitem (mesmo discordando) da opinião do autor do blog!

Cumprimentos a todos e continuem a participar!

A ADFA precisa de todos...

Anónimo disse...

A actual situação da ADFA é algo que era perfeitamente previsivel ao longo dos tempos, porque sempre existiu uma vertente política (por muito que custe a muitos ouvir isto), onde se procurou "sanar" quem nao era da cor (laranja) independentemente do BOM trabalho realizado.

O desespesismo exarcebado tido pelo municipio de Fornos de Algodres (conforme anuario financeiro dos municipios portugueses) está neste momento a reflectir-se no nosso concelho, muito embora ainda exista muita gente desatenta a todos esses factos que são certezas no hipotecar o futuro do nosso concelho, bem como de todo o interior.

Um clube de futebol, seja ele no norte, no centro ou no sul, não pode de modo algum estar "dependente" financeiramente do poder político e particularmente do poder autarquico e dos subsidios, a chamada "subsidiodependencia" que se encontra enraizada na nossa sociedade.

Não nos podemos esquecer que na zona Norte existem muitos clubes profissionais, os quais são fomentados pelo tecido industrial, e neste ambito pergunto: "onde há industria em Fornos? Quais os incentivos para a fixação de industria e empresas no concelho?..."

Este problema em concreto (vazio directivo), resume sem sombra de duvida o dia-a-dia dos meios pequenos.

abraços
João Moreira Vaz - Fornos

festa disse...

Quero afirmar que gostei de saber que a minha terra (Fornos de Algodres) vibra com o futebol, sendo eu um renhido adepto do Futebol Clube do Porto.

Estou emigrado nos EUA faz mais de 25 anos, e estava a pensar seriamente em regressar definitivamente á Terra que me viu nascer e onde cresci ate aos meus 19 anos.

Estava a pensar regressar, mas agora já não estou minimamente interessado, porque ao longo dos anos tenho assistido a alguma evolução, mas cada vez mais se nota o atraso das pessoas desse concelho ao TEIMAREM em ter no poder da Câmara sempre as mesmas pessoas, que mais não fazem do que olhar para o seu umbigo e seus interesses, a MUDANÇA FAZ FALTA EM QUALQUER LOCAL! E Fortnos de Algodres não é disso ecepção.

NãO se zanguem com o facto de ninguem q1uerer assumir a direcção do clube da Terra, mas eu nem sócio sou e alem demais é dificil estar aqui nos EUA e ser Presidente.

O Alexandre é novo, deve ponderar e ser candidato, porque chegou a Hora de dar á associação desportiva de Fornos tudo aquilo que recebeu, porque toda a gente sabe que ganhou fortunas mensais e agora queixa-se de que? Se não tem disponibilidade, eu pergunto então quem a terá? quem tem maior obrigação que voçÊ?

dEIXEMO-NOS DE TRERTAS, força nas canetas e avance para presidente, em vez de andar a perder tempo com a feitura e moderação deste blog, aplique o tempo como director...

Diz que quer jogar mais uns tempos, pudera... rico taxo de 600 €uros por Mês mais ajudas de custo para poder vir a casa aos fins de semana (que maravilha)!!!

É isto que a população necessita de saber, que os grandes culpados sao aqueles que usufruem de fortunas para poderem se divertir simplesmente a jogar a bola, não se pode esquecer que Você se chama Alexandre e não se chama Figo ou Cristiano Ronaldo...

Butes V´+a candidate-se JÀ!!!!!!!!!!!

Andrá Sequeira - Califórnia - USA

Unknown disse...

Resposta ao senhor André Sequeira -Califórnia

O senhor estando a tantos quilómetros de distância é compreensível que as informação que lhe chegam sejam completamente, e repito completamente mentira...

600euros mais ajudas de custo???? jamais recebi um ordenado sequer perto desses valores...JAMAIS!

Quanto á disponibilidade, caso o senhor não saiba eu durante 5 anos tinha aulas das 9 da manhã até às 6 da tarde e ía para fornos (fazia 12okm) treinava jantava e voltava a vir para Coimbra (mais 120km) chegando por volta da 00.00-01.00 por isso e no dia a seguir tinha de ir novamente para as aulas (isto acontecia 3 vezes por semana)! Por isso nem o senhor nem ninguém me dá lições do é ser fornense...até porque ao contrário do senhor que se diz fornense, eu num momento de crise como o que a nossa vila atravessa...espero sinceramente permanecer por lá e poder contribuir para que a situação se altere...o senhor parece que perante os problemas...prefere...fugir!

Cumprimentos, Alexandre Lote

Anónimo disse...

Ainda Bem que existem várias opinoes acerca do futuro da ADFA.

Muito bem!

Neste momento é necessário e preciso urgentemente neste que apareçam pessoas prontas para a acção e não para a discussão, porque se vamos a dsicutir ainda mais este assunto, corre-se o risco de passado muito tempo nada estar ainda definido, e isso ninguem quer!

Portanto, chegou a Hora do Tudo ou Nada! E temos que mostrar que um BEIRÂO não brinca em Serviço!!! Temos que avançar, lutar e por fim triunfar... Sómente a união faz a força, e neste momento deixemo-nos de coisas mesquinhas e é tempo de juntos arregaçarmos as mangas para que o futebol e a ADFA não acabem em Fornos de Algodres.

Meus amigos, não nos podemos esqueçer das alegrias e dos momentos gloriosos, mas temos que nos lembrar do presente e o presente não é alegre para ninguem.

A ADFA projectou em tempos o nome de Fornos de Algodres, onde o concelho conseguiu a merecida notoriedade nacional para um concelho "dito de interior".

Tó Fornos

Unknown disse...

Apenas para informar que a crise está em vias de ser ultrapassada. Na última assembleia em que estiveram presentes 20 sócios, avançou-se para a criação de uma comissão administrativa, de modo a que se assegure a continuidade do clube.

Mesmo que coloque outros posts...não abandonem este, e sempre que queiram comentar o que quer que seja, aproveitem este post, de modo a que estejamos sempre a debater a nossa ADFA!