segunda-feira, junho 18, 2007

Joe Berardo - OPÁ ALGUEM TINHA DE FAZER ALGUMA COISA!


Caros leitores, julgo que a OPA da Metalgest (empresa de Joe Berardo) sobre Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, terá sido um dos temas em maior destaque na agenda mediática da semana.

Basicamente, tratou-se de uma oferta pública de aquisição sobre 60% do capital social do Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, sendo que foi oferecido um valor de 3,50 euros por cada acção. De referir que no dia anterior ao lançamento da OPA as acções tinham seguido a tendência da última semana e tinha atingido o seu mais baixo valor de sempre 2,69 euros. Perante este cenário de queda livre do valor das acções da Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD haveria obviamente qualquer coisa a fazer.

Das declarações de Joe Berardo pareceu-me ficar clara a ideia de que Luis Filipe Vieira, LFV, teria abordado o empresário de forma a perceber melhor o que se estaria a passar no mercado bolsista. De facto, perante um volume de negócios tão baixo era muito estranho a queda abrupta do valor das acções, cujo preço de referência é de 5 euros.

Joe Berardo terá dito que estudaria o problema e chegou à conclusão de que a única solução seria avançar com uma OPA. Rapidamente foram lançadas as já famosas teorias conspirativas em que para alguns apenas se tratou de uma acção concertada que visava única e exclusivamente especular de forma a valorizar as acções, outros dirão esta operação terá sido lançada para retirar da "equipa" de accionista o Dr. Joaquim Oliveira (dono da Olivedesportos) que é uma pessoa mal vista pela esmagadora maioria dos adeptos benfiquistas.

No final do primeiro dia do lançamento da OPA as acções atingiram o valor de 4,15 euros, o que significa uma valorização na ordem dos 50% face ao dia anterior. Sendo assim, uma das teorias conspirativas ganhou força, no entanto, venham ou não estas teorias a ser confirmadas, a verdade é que a marca Benfica é apetecível para qualquer investidor, podendo este processo ser uma alavanca para que o investimento nas Sociedades Anónimas Desportivas dos Clubes de Futebol não seja o péssimo investimento que se tem revelado até este momento.

Oxalá este seja o ponto de viragem da cotação em bolsa de um dos mais competitivos sectores da Indústria Portuguesa - O Futebol.

5 comentários:

Anónimo disse...

Xande tens que ler a entrevista que o Joe Berardo ao Diário Económico... é pena que só o TVI Jornal tenha feito eco desta entrevista. Disse entre outras coisas que "o plantel parece um lar de idosos"; disse que o Rui Costa não deve gostar assim tanto do slb, caso contrário não teria estado tanto tempo fora... e portanto "fuck him" (palavras dele). Começa bem este Joe...!!! Estou em pulgas para que as acções passem efectivamente para as mãos dele, porque ele vai mandar naquilo! Grande abraço

Unknown disse...

acabo de ver o diario economico e nao encontro essa entrevista!

ja tinha ouvido falar dessas declarações, mas parece que faltam as aspas que tu colocaste...o jornalista disse que ele teria dito...segundo sei...

Mas como posso estar enganado quem tiver a entrevista (se existiu) deixe um link para poder consultar!

abraço

Al Cardoso disse...

Gostei do titulo do artigo! Pois se nao forem os benfiquistas a fazer, decerto nao seram os outros!

Um abraco.

Unknown disse...

Dani afinal parece que é verdade...o homem tinha dito que nao percebia nada de futebol ao que deveria ter acrescentado de emoções de um jogador!

Criticou a bandeira do clube, talvez tenha mesmo perdido a confiança dos adeptos.

Ressalvo que ainda nao li o contexto da noticia, mas a confirmar-se essa afirmação sobre o nosso maestro...

"Que grande disparate caro JOE"

Anónimo disse...

Hey,

I'm spending my time here for the children of Haiti.

I'm doing my part for a non-profit haiti organization that spends their time to
creating an oppurunity for the kids in haiti. If anyone wants to give money then then please do so here:

[url=http://universallearningcentre.org]Donate to Haiti[/url] or Help Haiti

They give children in Haiti a positive outlook through education.

Please check it out, they are legitimate.

Anything would be appreciated