segunda-feira, maio 14, 2007

II Jornadas de Etonobotânica de Fornos de Algodres - Uma boa forma de promoção do Concelho!


Caros leitores, no dia 5 de Maio de 2007 realizaram-se em Fornos de Algodres as II Jornadas Etnobotânicas de Fornos de Algodres.

Como participante, venho manifestar todo o meu agradecimento para com a organização, principalmente para com o Presidente da Junta de Freguesia de Juncais, Manuel Paraíso. É um motivo de orgulho para mim, mesmo não pertencendo a Juncais, saber que existe alguém com espírito empreendor e dinâmico no concelho de Fornos de Algodres. Sinceramente julgo ser um exemplo daquilo que um Presidente de Junta pode fazer para promover a sua terra e região. Sem o seu dinamismo jamais estas jornadas teriam o sucesso que tiveram.

Em relação às Jornadas elas começaram com uma caminhada iniciada no Dólmen da Matança tendo terminado o percurso bem próximo da ponte romana da mesma localidade. Durante o percurso, muitas informações foram dadas por especialistas nesta área e foram recolhidas fotografias das paisagens existentes por terras de Fornos de Algodres. As mesmas fotografias faziam parte de um concurso em que se procurava a melhor foto.

Terminada a caminhada seguiu-se um almoço num local fantástico (junto à Ponte Romana da Matança) tendo sido partilhadas as especialidades que cada um! Durante este almoço o clima de confraternidade foi uma constante entre todos os participantes.

Da parte da tarde, os participantes dirigiram-se para o Auditório de Fornos de Algodres. Nesse local foi possível visualizar alguns ateliers com carácter tradicional de pessoas do nosso concelho e concelhos vizinhos. Seguiram-se palestras interessantíssimas, sobre sabonetes naturais e sobre a origem do chá.

Chegada a hora do jantar, foi servido um jantar vegetariano, que segundo o que me foi relatado, estava divinal. Após o jantar no átrio do Seminário foi representada uma peça teatral pela Casa de Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres...foram simplesmente brilhantes, tendo terminado as jornadas com o Grupo Musical Tradicional Zatan, da vila do Sátão.

De negativo apenas o facto da pouca adesão da população fornense a este tipo de iniciativas. De facto, eram ligeiramente mais as pessoas de outras localidades do que da nossa terra. Do que depender de mim, tudo farei para inverter essa tendência, para que mais fornenses acompanhem iniciativas de qualidade como estas por terras de Fornos de Algodres.

Não percam estas oportunidades de conhecer o nosso concelho... Ele tem muito mais do que nós possamos imaginar!

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Que raiva!!! E eu que tanto gostaria de estar presente nessas iniciativas, logo tenho que estar tao longe!
Parabens pelo "slide".

Um abraco de amizade deste d'Algodres.

Anónimo disse...

As Fotos estão magnificas. Parabéns. Está tudo bem com o blog.