domingo, maio 20, 2007

Liga Portuguesa Futebol - O dia de todas as decisões!


Termina hoje mais uma liga portuguesa de futebol. Ao contrário do que se tem verificado nos anos anterior, três clubes chegam à última jornada com a possibilidade de se sagrarem campeões nacionais.

A vantagem está claramente do lado do Futebol Clube do Porto, não só por se encontrar no primeiro lugar desde a 2ª jornada da Liga, como também pelo facto de receber no Estádio do Dragão o 14º classificado da Liga (Desportivo das Aves). Analisando a carreira portista facilmente concluímos que de facto tem o melhor plantel do futebol português! Jesualdo Ferreira comandou um plantel com duas opções credíveis e acima da média do futebol português para todos os lugares! Apresentou oscilações no mês de Janeiro (após a prolongada paragem dos campeonatos) e agora na recta final do campeonato. Esta oscilação na recta final do campeonato, é resultado de duas coisas: ansiedade e abaixamento da forma de Ricardo Quaresma. Ao longo dos tempos, tenho reparado que os jogadores mais virtuosos, terminam quase todos as épocas, salvo algumas excepções, em claro baixo rendimento, porque é nestes jogadores que a saturação acumulada das inúmeras partidas realizadas ao longo do ano tem mais repercussões. O que seria de um pintor, se tivesse de pintar quadros de grande qualidade duas vezes por semana durante 11 meses? Julgo ser óbvia a resposta, pelo que mais do que criticar os jogadores/artistas quando estão menos bem, o mais importante é compreender o porquê do atravessar dessa fase. Eu compreendo o porquê de Quaresma estar a passar por este momento, mas também sei que os grande artistas surgem nas grandes ocasiões, pelo que penso que hoje poderá ser a chave que abrirá de vez a porta do titulo para o FCP.

Quanto ao Sporting, surge na última jornada, com aspirações legítimas ao ceptro de campeão português. Não será surpresa ao ver-se qualidade do futebol apresentado pela equipa leonina, mas sim por em vésperas da visita ao Estádio do Dragão se apresentar com 8 pontos de desvantagem face ao Porto e com um campeonato dificílimo pela frente em que se incluíam deslocações a Braga e ao Estádio da Luz. Ultrapassou com distinção esses obstáculos, pelo que merece estar na corrida. De salientar também que o facto da eliminação precoce das competições europeias foi um factor deveras importante para esta fantástica recuperação da equipa leonina.

Já o Benfica, iniciou o campeonato de forma desastrosa. Chegou mesmo a estar a 9 pontos do líder FCP, mas graças também a uma recuperação brilhante apresentou-se há algumas jornadas atrás em pleno estádio da Luz com a possibilidade de ultrapassar o rival na classificação, conquistando assim a liderança. Falhou esse objectivo e após esse "desaire" e com mais alguns resultados negativos (empates) julgou-se estar fora da corrida. Apresenta-se mesmo assim, nesta ultima jornada com um piloto de F1 que se encontra em 3º à entrada na ultima volta. O 2ºlugar está próximo, mas as zonas de ultrapassagem são poucas e quanto ao 1º lugar...para além de ser necessário ultrapassar o 2º é também preciso que o 1ºclassificado "estoire" o motor ou tenha um despiste para que seja assim possível cortar a meta em primeiro.

Esperemos pelas 21.00 de hoje para sabermos quem se sagrou Campeão Português de Futebol! Como diria Bob Marley, o futebol é mesmo uma arte que apaixona multidões!

4 comentários:

Al Cardoso disse...

Nao houve surpresas, tudo ficou como estava, parabens ao FCP, carago!!!
E tambem aos de Lisboa especialmente aos da cor da esperanca!

Um abraco amigo do d'Algodres.

Ultra Beirões disse...

Fosse o campeonato sempre assim "renhido" até ao fim e os estádios muito provalvelmente deixariam de estarem tão despidos de pessoas.
Viva ADFA !

Anónimo disse...

AO F.C.P. SE DEVE TODA ESTA EMOTIVIDADE. FÊ-LO, ESTOU CERTO PARA QUE A TAL EMOTIVIDADE E OS ESTÁDIOS CHEIOS FOSSEM UMA REALIDADE E DE CERTA FORMA CRESCESSE O ENTUSIASMO. TUDO SOMENTE PARA ENGORDAR COBRAS E LAGARTOS.

Anónimo disse...

fizeste mto bem em fazer esta mensagem importante