sexta-feira, maio 11, 2007

Madeleine McCann - Um anjo perdido pelo Mundo...!


Madeleine McCann está desaparecida há 7 dias e 13:45:07 horas no momento em que inicio a escrita deste post. Segundo a polícia judiciária tudo aponta para que se tenha tratado de um rapto e neste momento parece-me claro que a grande esperança da PJ é controlar todos os meios de fuga por forma a que os raptores se sintam completamente cercados e façam um pedido de resgate.

A mim, não querendo ser pessimista, parece-me difícil que isso venha a acontecer, até porque na minha opinião a acontecer já o teriam feito. Parece-me que este rapto visa outras formas de obtenção de dinheiro que não o resgate, uma vez que essa forma começa cada vez mais a estar (felizmente) fora de moda, tão e somente, porque raramente tem sucesso!

Na minha mente está para além da menina que onde quer que se encontre deve estar tremendamente assustada e desesperada estão sobretudo os seus pais e seus familiares. Considero completamente despropositado as críticas feitas ao comportamento dos pais da pequena Madeleine, porque neste momento de dor a última coisa de que eles precisam é que alguém aumente o sentido de culpabilidade existente nos seus corações! Existem alguns pais no Mundo que controlem 24 horas os seus filhos? Não será isso utópico? Fará sentido acusar pais que acabaram de ver raptada uma filha serem acusados de negligência quando ainda nem sequer encontraram a sua menina? Alguém sabe o tipo de relação dos pais com os seus filhos? Alguém lhes perguntou o grau de maturidade da menina Madeleine? Alguém sabe quanto há quanto tempo os pais tinham estado em casa antes do rapto? A pior coisa que podemos fazer numa situação deste tipo é atirar pedras sobretudo quando todos temos telhados de vidro!

Bem sei que por todo o Mundo o primeiro objectivo em qualquer situação de crise é encontrar culpados, no entanto, por norma acabamos por desculpabilizar os autores do acto em detrimento daqueles que não fizeram tudo na prevenção das citadas situações. Isso preocupa-me sobretudo porque gera uma ideia de desculpabilização dos criminosos e sobretudo porque se torna aos olhos destes, quase como que uma forma de justificação para os seus actos. Eu recuso-me a aceitar isso!

Aproveito também o post para criticar de forma clara alguma imprensa britânica sensacionalista que não olha a meios para gerar polémica. Acusar a nossa polícia de negligência? Eu digo que felizmente para nós portugueses, se calhar a nossa polícia não está tão preparada como a inglesa para situações deste tipo, mas somente por uma razão: estes casos são esporádicos em Portugal, sendo em Inglaterra (infelizmente para eles) um problema sério de segurança em virtude do elevado número de casos. Mesmo assim, acredito que tudo foi feito com o maior profissionalismo para que os criminosos fossem capturados...

Oxalá o consigam sobretudo para bem da menina e dos seus pais!

2 comentários:

Pedro Duarte disse...

Eu acho q os "media" tem tido (como é habitual) obcessivamente (e sem contribuir verdadeiramente para a resolução da questão) dado uma cobertura exagedada a este caso. Mas melhoer que eu falou José Júdice num artigo do jornal Metro há dias. Os media abocanham estas notícias horriveis nem nada contribuirem ... Simplesmente p vender. Um filme, um livro q aborde estas questões no fim procura darnos 1 mensagem. Os media, são vazios, abocanham-se das notícias até durarem (acredita, daqui a 1 mês ou 2 já nao ouves nada disto na TV e jornais) e dp esquecem, passam à próxima, sem NADA terem ajudado.

Caramba, as pessoas precisam dos media para serem solidários ?! A polícia precisa dos telejornais p trab ?! Claro q nao. Estas notícias precisam de serem divilgadas ? Claro q sim, mas sem exageros obcessivos e interesseiros.

Anónimo disse...

Já leram?????
http://madeleinemaccann.blogspot.com/