domingo, abril 15, 2007

Aquecimento Global, ja pensou nisso?

Certamente já toda a gente ouviu falar do Aquecimento Global, mas são poucas as pessoas que lhe dão o real valor.

“O aquecimento global pode criar zonas climáticas como nunca antes existiram na Terra, diz uma equipa de cientistas norte-americanos que estudou a evolução até 2100 de dois cenários delineados no último relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas.” (Público, 13 de Abril)


Dá que pensar……… Depois da pequena polémica do nosso Primeiro Ministro José Sócrates, digo pequena pois comparada ao aquecimento global não é nada, devemos olhar para o nosso futuro e o futuro das gerações seguintes. Digo isto porque, existe muita gente, eu por vezes, que não respeitam o nosso maravilhoso planeta e fico a pensar o que queremos nós realmente dele? Às vezes queremos ir ao café que fica a 100m e temos de levar o carro, sabia que está a contribuir para o aquecimento global??? Ficam aqui alguns números para que fiquemos a pensar um bocadinho neste assunto: 80% do aquecimento global é devido ao CO2; 97% do gás carbónico emitido, é proveniente das nações industrializadas através da queima de combustíveis fósseis para produção de energia (porque não aderirmos às renováveis??); 80% de toda a energia produzida é consumida por 25% da população mundial que vive nas nações industrializadas. O principal factor pelo qual os países em desenvolvimento esperam que as nações desenvolvidas sejam as primeiras a promoverem cortes na emissão de CO2.

Quais as efeitos que poderão ocorrer?

São imensos, por exemplo a questão do urso polar, é um dos muitos animais ameaçado por estas alterações, períodos mais curtos de gelo vão implicar épocas de caça mais curtas o que fará com que eles fiquem mais magros. A ocorrência de furacões cada vez mais destrutivos (lembram-se do Katrina??) a constante subida do nível do mar, a falta de água (…)

Al Gore, (lembram-se dele?) tem falado muito sobre este assunto e o culminar foi o documentário (“Uma Verdade Inconveniente”) apresentado por ele que tenta alertar os cidadãos e a classe política para os perigos do aquecimento global e para a diminuição das reservas de água do planeta. Se ainda não viste, arranja já…

Espero que este post, te faça pensar mais um bocadinho e que fiques mais sensibilizado por esta matéria.

Link's relacionados com o tema:
Academia Nacional das Ciências, (http://www.nasonline.org/site/PageServer)
Centro Nacional para a Investigação Atmosférica, (http://www.ncar.ucar.edu/)

3 comentários:

Al Cardoso disse...

As modificacoes climaticas, estao a ver-se cada vez mais e com mais frequencia, por exemplo pelos lados da minha residencia, temos tido invernos cada vez menos severos, mas mais prolongados e chuvosos em vez de nevosos!

De facto tornamo-nos auto-dependentes ja se nao vai a esquina sem ser de carro!

As escolas tem que ser as principais, nesta luta contra as ocidentalizadas maneiras de viver.

Um abraco do amigo d'Algodres

Unknown disse...

Parabens pelo tua estreia no blog!

Este é de facto um tema preocupante sobretudo para as gerações futuras, pelo que tal como o amigo Al diz a principal preocupação deve ser a sensibilzação dos jovens...pelo que o ensino para a problemática do aquecimento global deve ser obviamente nas escolas!

1 abraço

Bruno Costa disse...

Obrigada, a minha intenção é ajudar te, por isso conta comigo...

Abraço