sexta-feira, abril 06, 2007

Gato Fedorento - Um exemplo de qualidade televisiva e intelectual


Depois de num dos posts anteriores ter criticado a TVI pela escolha de programas sem qualquer qualidade, senti-me na obrigação de realçar um programa que veio de facto alterar a forma de fazer humor em Portugal. Não me refiro apenas, ao humor televisivo, refiro-me também ao humor de todos os portugueses, uma vez que as expressões utilizadas pelos quatro magníficos, são repetidas inúmeras vezes por crianças, adolescentes, adultos e idosos com o intuito simples de ter piada!

Para além da sua inegável qualidade televisiva, os gato fedorento deram esta semana um exemplo de grande valor intelectual. Refiro-me obviamente ao cartaz que colocaram no Marquês de Pombal, como forma de mostrar a sua indignação para com o cartaz colocado pelo Partido Nacional Renovador (PNR), no qual se poderia ler basta de imigração. Um cartaz de claro índice racista e xenófobo, que originou os mais variados protestos dos diferentes quadrantes da sociedade portuguesa, mas que mais uma vez não se reflectiram em actos.

Felizmente existem pessoas como os Gato Fedorento que mais do que criticarem, actuam de forma a mostrar a sua revolta. O mais fantástico de tudo é que ao fazerem-no não perdem a sua imagem de marca, ou seja o humor "negro" e para além de criticarem fortemente o PNR e o seu cartaz, acabam também por criticar a própria sociedade, como o atesta esta frase de Ricardo Araújo Pereira ao Diário Digital:
"Assim que vimos que era possível veicular mensagens grotescas no Marquês de Pombal, e dado que também temos duas ou três mensagens grotescas, não quisemos ficar atrás".

Ora aqui está um bom exemplo do uso do poder intelectual no combate contra aqueles cujo pensamento se baseia em conceitos como o racismo e a xenofobia.
Concluo o post com uma simples frase aos nossos "gatos fedorentos":

OBRIGADO!

4 comentários:

Al Cardoso disse...

So foi pena, nao terem tirado a licenca para colocar o "Outdoor",

Mas a mensagem que e o mais importante passou, gracas a D*us.

Unknown disse...

Se calhar não a tiraram de propósito...porque não sei se a dariam, no entanto o que é certo é que a imagem passou

1 abraço

Anónimo disse...

Não confundir "poder intelectual" com "poder mediático oferecido". De intelectual parecem-me ter pouco o Sr. Ricardo Araújo e Cª., de benfiquistas (perdoa GRANDE AMIGO) parecem ter demasiado. Aplaudo todas as iniciativas que qualquer cidadão ou grupos tenham e que visem em última análise o combate ao racismo e á xenofobia que alguns querem fazer ressuscitar.
BOA PASCOA PARA TODOS

Unknown disse...

Grande mister obrigado pela comentário!
Já vi que não é fã dos gato fedorento, mas olhe que um deles até é portista...
Mas cada um tem a sua opinião e ainda bem que assim é!

BOA PÁSCOA TAMBÉM PARA TODOS e fico á espera de alguns comentários seus, porque a sua opinião será certaamente importante para todos os que visitam o blog!

GRANDE ABRAÇO GRANDIOSO MISTER